Como espantar a preguiça que chega com o frio
Tem coisa melhor do que curtir cama com o frio?
É tão bom ficar quieto no inverno, que os ursos hibernam. Ficamos mais preguiçosos. Sair da cama quentinha e gostosa é difícil. Se estiver chovendo, então… Nossa disposição diminui proporcionalmente ao aumento da temperatura. Até os mais aficionados por atividade física costumam empurrar com a barriga. É uma época em que as academias ficam mais vazias. Tudo isso, é uma tentativa do nosso corpo de guardar calor e manter a temperatura.
Porém, é importante seguirmos a rotina, apesar do inverno. Da mesma maneira que é prejudicial para a saúde ser atleta de fim de semana, ou seja, não fazer nada durante a semana e no sábado ou no domingo encontrar com os amigos e jogar quatro ou cinco partidas de peteca; também é muito ruim ser acostumado a uma rotina de atividade e parar de uma hora para outra. Nas duas situações o corpo sente.
Na primeira, pode ocorrer um infarto ou AVC pelo excesso de atividade em um corpo sedentário. Tenho vários amigos que passaram por isso. Alguns, infelizmente morreram, outros, salvaram-se, mas carregam sequelas. Um deles escapou da morte graças aos amigos que ficaram mais de 40 minutos fazendo massagem cardíaca, até a chegada da ambulância. Por isso, sou sedentária assumida.
Na segunda, o corpo sente falta do exercício. Baixa de energia, sentir-se triste ou deprimido, ficar irritado ou mal humorado são alguns dos sintomas de quem é praticante da atividade física e para por algum tempo. E muitas vezes não percebe que essa mudança de humor é a falta de extravasar na malhação ou no esporte.
Atividade física regular ajuda a prevenir diversas doenças como as cardíacas e os AVCs, a hipertensão arterial, o diabetes, obesidade, dor lombar, osteoporose. Isso sem falar que combate o estresse, a depressão e a ansiedade, melhora o humor e a auto-estima.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças que mais matam são: infarto, AVC, pneumonia, diabetes, hipertensão, bronquite (enfisema ou asma), problemas cardíacos, câncer de pulmão. As causas apontadas pela OMS são a vida agitada nos grandes centros urbanos, a falta de exercícios físicos, o estresse, a poluição, a alimentação rápida e rica em gordura e açúcar, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabaco.
De todos os motivos citados para a causa mortis, sete podem ser evitados com a prática regular de alguma atividade física. Vamos ficar mais animados no inverno.
Comece bem o dia, antes de se levantar da cama, espreguice. Agradeça a Deus por mais um dia de vida, e levante-se animado. O importante é ter uma atitude positiva.
Vença a preguiça. Pode parecer difícil, mas se levantar e começar a se mexer, a preguiça vai embora rapidinho. Praticar atividades faz o corpo liberar endorfina, hormônio que dá sensação de bem-estar e calma. Já disse aqui na crônica Endorfina, ela existe?, o que penso sobre isso. Mas o leitor Augusto postou uma fórmula interessante para descobrimos em quanto devemos elevar o batimento cardíaco, com o exercício físico, para que o organismo libere a endorfina. É o seguinte: subtraia a sua idade de 180 e depois subtraia mais 5. Pra alguém de 40 anos, por exemplo, a conta é 180-40-5 = 135. Esse é o nível que o seu batimento cardíaco tem que estar durante sua prática. É só usar um monitor.
Se não for sair, exercite-se em casa. Arrume seu armário, faça faxina naquele cômodo que você quer dar uma limpeza há tempos e sempre protela. Ponha uma música bem animada e faça com prazer.
Para as mulheres animadas, neste domingo, 12 de junho, haverá a Corrida Encontro Delas, na Lagoa Seca, no Belvedere, às 9h.
Uma boa pedida para quem quer se cuidar, já que não dá para hibernar…
Isabela Teixeira da Costa