Quando o empresário dá valor ao hábito de leitura

Ler faz toda a diferença na vida de uma pessoa, um dos que defende isso é o empresário Lúcio Costa, da Suggar.

Lúcio Costa / Foto Marcos Vieira
Lúcio Costa Foto Marcos Vieira

A história de vida de Lúcio, fundador da Cook cozinha e ambiente e Suggar Eletrodomésticos, é inspiradora. Começou ainda menino pobre catando tampinhas e sucatas, no Bairro de Santa Efigênia, e vendendo para um velho que passava na porta de sua casa, e que depois revendia para um ferro velho. Muito esperto, decidiu seguir o tal senhor, descobriu onde era o ferro velho e “furou” o atravessador, passando a vender direto.

Perdeu seu pai quando tinha 12 anos. Viu sua mãe viúva aos 29 anos com cinco filhos, sendo ele o mais velho. Sentiu-se na obrigação de ajudar. Foi vender balas no Circo Garcia que ficava na Rua Niquelina. Sua atitude simpática, despachada e a forma gentil de tratar os clientes despertou o interesse do proprietário da Mobiliadora do Lar que o convidou para trabalhar na empresa. Começou como office-boy e chegou a vendedor.

Tornou-se o melhor vendedor, mudou de empresa, bateu metas e foi trabalhar na GE. Virou gerente regional do Sul do país. Formou-se em administração, fez curso de gestão da Fundação Dom Cabral e em outras mais. Mas queria alçar vôos maiores e voltar para Minas. Começou a trabalhar junto com um arquiteto com cozinha planejada. Um trailler era sua loja. Foi sucesso, mas sentiu que faltava um exaustor que funcionasse de verdade. E foi aí que surgiu o Suggar da Suggar.

De lá para cá todos já conhecem o que virou a empresa. Lúcio foi um grande empreendedor. Ele elenca algumas qualidades fundamentais para ser um empreendedor: iniciativa, trabalho, firmeza, perseverança, coragem, decisão, segurança, otimismo, atitude de respeito humano, criatividade, capacidade de direção, foco, organização, inovação e hábito de leitura.

É neste ponto que quero me ater. Lúcio Costa é um leitor voraz e ressalta a importância da leitura para se ter sucesso em tudo na vida. “O hábito de leitura amplia nossa mente, nos dá cultura, nos ensina a falar, a escrever, aumenta nossa criatividade, imaginação e conhecimento. Leio diariamente. Sem leitura o homem não cresce”.

A prova de isso ser um lema para sua vida é que em 2003 ele inaugurou em sua empresa a biblioteca Eduardo Almeida Reis. São quase 7 mil livros e mais 142 itens na midiateca. A média mensal de empréstimos é de 54. O funcionário faz seu cadastro na biblioteca com o número de matrícula, e pode escolher até três livros para ler ou levar para os filhos. Tem um prazo de um mês para devolver e se precisar pode renovar.

A empresa faz várias campanhas como: incentivo à leitura, empréstimos de livros  para os filhos dos funcionários, cadastramento para o Enem, divulgação de novos livros que compram ou recebem de doação.  Na biblioteca, além de ler e estudar os funcionários podem fazer pesquisas na internet. Lúcio é presença constante no local e sempre faz indicação de livros para seus colaboradores que não o deixam sem respostas, mandam feed back dizendo se gostaram do livro.

Para quem quer ser um empreendedor Lúcio Costa indica três livros: A lei do triunfo, de Napoleon Hill; Dom Quixote, de Miguel de Cervantes e Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie.

Ver pessoas assim, que investem em educação e cultura, que incentivam seus colaboradores, é inspirador. Temos que divulgar para que sirva de exemplo.

Isabela Teixeira da Costa

  • Pouquíssimas pessoas entendem e valorizam o hábito da leitura. Sem ela nossa mente fica lenta e embotada. Parabéns pela sua atitude. Renata, apaixonada por livros.

  • Parabéns para o empresário Lúcio Costa.Lição de vida e referência pra muita gente.

  • Parabéns a este grande Homem, que conheço deste dos meus 13 anos e tem sido um grande inspirador na minha vida.

  • Parabéns Lúcio, exemplo e referências de cidadão, homem de fibra lutador, exemplo de vida pra mim é para muita gente.

Comentários