Modernos: cresce número de idosos internautas

2 Julie&Violet at Ocean Shores Country Club 22March2014Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, o número de idosos na internet aumentou 940%.

É surpreendente o resultado da pesquisa divulgada este ano, que aponta o grande crescimento de idosos usando a internet e fazendo negócios na rede, porém deve-se levar em conta que esta faixa etária começa aos 60 anos. Deve-se considerar que uma pessoa de 60 anos é totalmente ativa, dinâmica e moderna, e usa sim, a internet, redes sócias e e-comerce.

Os chamados idosos e a tecnologia nunca estiveram tão intimamente ligados. A pesquisa aponta que nos últimos oito anos, o Brasil ganhou mais de 4 milhões de internautas da terceira idade. Em 2008, eram 364 mil. Hoje, o país tem 5,2 milhões de idosos conectados, que movimentam R$ 330 bilhões, por ano, o equivalente a 38% do total da renda da população dessa faixa etária.

Na pesquisa “60+ na internet”, o Instituto Locomotiva revela que o interesse dos idosos pelo mundo virtual cresceu em igualdade de sexo, metade dos homens e das mulheres acessam à rede. O que varia é a idade. As pessoas entre 60 e 64 anos representam 51% dos acessos, ou seja, os mais jovens e ativos, que ainda estão produzindo, são mais atuais e atuantes. De 65 a 69 anos os acessos já caem para 27% e 22% têm mais de 70 anos, o que é um percentual bastante significativo.

Foto Leandro Curi/EM/DA Press
Foto Leandro Curi/EM/DA Press

A região Sudeste concentra o maior percentual de idosos conectados: 60%, seguida da região Sul (18%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (6%) e o Norte (3%). A maioria absoluta dos internautas nesta faixa etária são das classes A/B (76%), possui ensino superior (39%) ou médio (33%) e 28% cursaram até o ensino fundamental.

Outro dado interessante é a forma de acesso. A pesquisa mostra que para 92% dos idosos internautas o microcomputador é o principal meio de acesso à rede. Porém, 44% preferem o smartphone, 17% utilizam o tablet e 4% a TV. “Os idosos estão cada vez mais conectados e antenados com as vantagens e comodidades que a tecnologia oferece. As empresas precisam olhar para as demandas desse potencial mercado consumidor”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Para o comércio estas informações são fundamentais, pois trata-se de um público estável financeiramente, que já realizou tudo o que queria, e o dinheiro que possui é para seu prazer e lazer.

Conheço várias pessoas nesta idade, que de idosos só tem mesmo o título, pois estão mais ativas do que muitos jovens, e não desgrudam de seus smartphones, vivem plugados. Acho até que exageram. Alguns já fazem tudo pela internet, desde transações bancárias até compras de presentes, a eletrodomésticos, roupas etc. Fico impressionada, porque compro sim alguns itens, mas outros tenho medo, ainda dou daquelas que prefiro comprar ao vivo e a cores. Sempre acho que se der problema, para trocar quando é via internet, deve dar um trabalhão.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários