Fotografia
Jomar Bragança abre exposição na AM Galeria, sábado, 24.
O conhecido e reconhecido fotógrafo de arquitetura Jomar Bragança, abre exposição de suas fotografias. São trabalhos inéditos da série intitulada E se fossemos nós os modernos?.
Desde meados da década de 80, Jomar passou a desenvolver um trabalho autoral que lida com a memória dos lugares, a arquitetura abandonada e a relação do homem com a natureza.
Para a nova exposição o fotógrafo apresenta um ensaio sobre a residência modernista Dalva Simão de 1954 projetada por Oscar Niemeyer, localizada na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O projeto, começou em 2013, tem curadoria de Manu Grossi, e se desenvolde a partir do livro do antropólogo, sociólogo e filósofo francês Bruno Latour, que afirma que a nossa modernidade jamais passou de um projeto e que tal projeto falhou.
No ensaio o artista nos apresenta a casa vazia, detalhes da arquitetura, ângulos, luzes, sutilezas próprias do projeto modernista de Niemeyer. Na exposição as imagens se confundem com os materiais presentes no projeto e, em duplas, compõem uma montagem onde se tornam janelas de alumínio, caixas de concreto, lambris de madeira, azulejos, jardins e espelhos. Segundo Manu Grossi, “é como um passeio pela memória do modernismo. A obra de Jomar Bragança apresenta uma força delicada e uma simplicidade de recursos próprios dos grandes fotógrafos/artistas que conseguem desmaterializar e reconstruir conceitos através de seu olhar sobre um lugar e seus possíveis novos significados. Sem dúvida este ensaio tem uma poesia que traz importante reflexão sobre o papel da arquitetura moderna no Brasil, o abandono dessas edificações residenciais e sobretudo o que existe de modernidade em nós e qual seu legado – especialmente em Belo Horizonte.”
SERVIÇO
Exposição: E se fossemos nós os modernos?
Abertura: 24 de setembro, das 11h às 16h
Local: AM Galeria de Arte | Rua do Ouro, 136, Serra – Belo Horizonte/MG
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h30
Encerramento: 19 de outubro.
Entrada gratuita
Presença de manobrista no local
ITC