Dicas de Harvard para ser feliz

Professor do curso de psicologia da Universidade de Harvard ensina as pessoas a serem mais felizes.

Ilustração Marcelo Lélis

Acredito que todas as pessoas, ou elo menos a maioria delas, sabem que a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é uma das mais renomadas do mundo. Um profissional que se gradua ali é disputado pelo mercado. Penso que já devem sair empregados pelas maiores e melhores empresas mundo afora.
Mais ou menos o que ocorre com os bons alunos do Ibmec, em Belo Horizonte, guardadas as devidas proporções. Para quem não sabe, entram, por semestre, cerca de 50 alunos por turma nos cursos do Ibmec e de tão apertado que é, formam cerca de 20. Conheço um rapaz, Gustavo Elias Pena, filho de uma grande amiga, nasceu junto com minha filha, apenas três dias de diferença, por isso acompanhei seu crescimento. Formou por lá, foi o melhor aluno do curso todo, recebeu homenagem na formatura e tudo mais, e antes de formar já estava contratado pela Google. Mora em São Paulo e já foi promovido sei lá quantas vezes.
Voltando ao assunto inicial, o professor de psicologia positiva Tal Ben-Shahar, destaca em suas aulas dez dicas principais para contribuir para uma vida positiva. Se fosse eu, ou qualquer outra pessoa leiga a dizer o mesmo, diriam que estamos dando cursinho de autoajuda, porém, como é dito por um doutor de Harvard, tem peso e embasamento científico, portanto, vale a pena ficar atento e colocar em prática.
A primeira dica, que é a mais importante de todas – normalmente tudo que é numero 1 é assim –, é agradecer a Deus por tudo o que você tem. Fato, só o fato de acordarmos já merece agradecimento, pois agradecemos a vida. Acordar com saúde, outro motivo para agradecer; ter um teto sobre sua cabeça, alimento, família, e por aí vai.
Dica 2: Pratique regularmente atividade física. Apesar de eu nunca ter encontrado a endorfina na minha vida, tenho que reconhecer, que depois de uma vida de sedentarismo, agora que estou praticando atividade física, me sinto bem melhor. Não consigo ainda ir para pilates e academia com prazer, mas vou porque sei que é importante ara minha saúde.
Dica 3: Aprecie o café da manhã e lembre-se: o que você come tem um impacto no seu humor durante o dia. Não é à toa que dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Agora tem comprovação científica, não só na saúde como também no humor.
Dica 4: Seja assertivo, cuide para não exacerbar nas suas opiniões. Equilíbrio faz bem em todas as áreas. Ser o dono da verdade – e muita gente é – está por fora e atrapalha muito na sua felicidade pessoal. Fala de Harvard.
Dica 5: Gaste seu dinheiro em viagens, cursos e aprendizado. Dinheiro foi feito para usar e não ser usado por ele. Desfrute do que você ganha, acumule conhecimento e divirta-se.
Dica 6: Enfrente seus desafios, não fuja deles. Talvez essa dica seja das mais difíceis de encarar. Muitos de nós temos a tendência de procrastinar quando se trata de enfrentar problemas. Quer ser feliz? Encare a onça.
Dica 7: Coloque em todos os lugares boas memórias, frases e fotos de seus entes queridos. Família e amigos queridos são tudo em nossa vida.
Dica 8: Sempre cumprimente e seja bom com as outras pessoas. É isso aí, gentileza gera gentileza que traz felicidade.
Dica 9: Ouça boa música. Isso é tudo de bom!
Dica 10: Cuide-se e sinta-se atraente. Realmente, estar arrumada, com uma leve maquiagem nos faz mais bonita, aumenta a autoestima e nos faz mais feliz. Estou sentindo isso na pele, depois que emagreci. Cada elogio que recebo é um afago.

Isabela Teixeira da Costa/interina

Comentários