Descobri o pilates

pilates1Comecei a fazer pilates e descobri que não é nada do que eu imaginava.

Como já falei aqui antes, por indicação do médico que fez minha cirurgia bariátrica, dr. Marcos Martins, tenho que fazer atividade física e a recomendação é pilates duas vezes por semana e caminhadas diárias. Como nunca fui chegada a malhação, estou empurrando com a barriga a caminhada, mas comecei o pilates.

Encontrei a Natália Mendes, da Spirale, que trabalha bastante com pessoas que já fizeram a mesma cirurgia que eu. O pai dela é endoscopista e foi ele quem trouxe o balão que se coloca no estômago, para BH, e por incrível que pareça, hoje em dia ele é contra tal procedimento. Mas isso é assunto para outra coluna.

Cheguei lá achando que ser moleza, assentar naquelas bolas grandes e ficar equilibrando, deitar nas camas e puxar umas argolas e pronto. Que nada. Não vi nem sombra de bola, e as camas são todas amarradas em molas e todos os exercícios que eu fiz nas duas aulas que eu já tive foram uma sucessão de puxa e empurra dessas molas, que faz doer todos os músculos das pernas, braços e abdômen. Músculos que eu nem sabia que tinha.

pilates2Depois passamos para as abdominais e aí eu vi como os exercícios são difíceis. É necessário ter uma força muscular que realmente eu não tenho. Nessas horas dá pra ver o peso de décadas de sedentarismo. Natália colocou uma bola pequena entre meus joelhos, pediu que eu dobrasse as pernas com os pés para cima e levantasse os braços puxando um peso. Parecia que eu estava carregando o mundo.

Claro que antes de tudo isso ela fez minha ficha, olhou meus exames, e, diante de um espelho foi reparando minha postura e comentando cada problema. Nunca vi nada igual. Sou toda torta. Meu ombro direito é caído, segundo Natália, por causa da bolsa que tenho costume de carregar sempre do lado esquerdo. Com isso o ombro esquerdo tende a subir para suportar o peso da bolsa e ela não cair. A gente vai ficando torta.

Fiquei toda dolorida. O bom é que Natália me garantiu que vai me colocar no jeito. Minha postura voltará ao ponto correto e fortalecerá minha musculatura. Fiquei surpresa com o pilates, não é tão leve quanto eu pensava, mas é infinitamente melhor que musculação. Porém, tem um equipamento lá onde as pessoas ficam dependuradas no ar. Acho que esse eu não vou encarar.

Isabela Teixeira da Costa

  • Isabela! Que querida é você! Conto os dias pra chegar a hora de te dar aula…. em breve seus movimentos terão a mesma leveza que sua alma tem, e, se brincar, essa leveza te levar a esse aparelho que deixa as pessoas penduradas…
    Amanhã tem mais, e oque eu posso te garantir e dia após dia vc vai se sentir mais forte e flexível!

    • Natalia, vc é uma fofa e uma super profissional. Tenho certeza que em suas mãos chegarei lá. Só não garanto conseguir ficar pendurada… kkkkk

Comentários