Vestir bem não tem muito segredo

Reprodução internet
Reprodução internet

Se vestir bem não depende de dinheiro, mas de conhecer o seu corpo.

Vários canis de TV fazem inúmeras matérias nos telejornais e em alguns programas de variedades que mostram como é fácil fazer uma produção a baixo custo. Lojas com roupas legais e baratas não faltam, é só saber e querer procurar. No centro da cidade, no Barro Preto e até mesmo nos Shoppings isso é possível, dando uma voltinha em lojas de departamento como a Forever 21, Renner, C&A, Riachuelo e Zara.

Porém, nada disso adianta porque as dicas de estilo não servem para todo mundo.

Pêra / Reprodução da internet
Pêra / Reprodução da internet

Como já falei aqui em outros artigos, andar na moda é ter personalidade e se sentir bem, e para isso precisamos conhecer o nosso corpo e saber o que cai bem nele. Isso mesmo, precisamos saber o que vai ressaltar nossas melhores características.

É importante saber a forma do seu corpo para ver o tipo de roupa que lhe cai melhor. Esses tipos foram “traduzidos” em cinco categorias: pera, triângulo invertido, retângulo, oval e ampulheta.

Triângulo /Reprodução da internet
Triângulo /Reprodução da internet

Pera:

A parte inferior é maior que a parte superior do corpo, ou seja, o quadril é mais largo que os ombros e a cintura é bem definida. Use modelo que marca a cintura, ressalta os braços, tem volume nos ombros ou destaca a parte superior do corpo. Os melhores vestidos são tipo império, frente única, tomara que caia e chemisier.

É melhor usar cores claras, estampas e detalhes na parte superior do corpo para criar volume, ombreiras discretas para alinhar a cintura e os ombros e decotes amplos, que aumentam os ombros.

Triângulo invertido

A parte superior é maior que a inferior com costas largas ou seios e ombros maiores que cintura e quadril. O vestido ideal é aquele que acentua quadris e pernas, enquanto disfarça a parte superior do corpo como os modelos tubinho, trapézio e chemisier. Use modelos volumosos na parte de baixo tipo evasê, tons escuros na parte de cima do corpo e detalhes na parte de baixo como babados, drapeados, peplum, etc.

Reprodução Internet
Reprodução Internet

Retângulo

A cintura, quadril e ombros possuem larguras semelhantes. Use modelo de roupa que adicione curvas ao seu corpo e destaque braços e pernas. Os melhores vestidos são tubinho, trapézio e chemisier. Use detalhes no busto para criar volume, modelos transpassados que criam a sensação de curvas, modelos acinturados e listras horizontais.

Reprodução Internet
Reprodução Internet

Oval

Todas as linhas são curvas e o pescoço é largo. A cintura, em alguns casos, pode ser maior ou estar na mesma linha dos ombros e quadris. O melhor modelo é um que alonga o tronco e exibe as pernas como o tubinho, trapézio e chemisier. Use vestidos com decote em U ou V, peças estruturadas e modelos em linha reta e decote império.

Reprodução internet
Reprodução internet

Ampulheta

Os ombros e quadris são iguais em proporção e a cintura é fina. Use roupas que valorize as curvas e mantêm o equilíbrio como vestidos de alcinha, frente única, trapézio e chemisier. Abuse de peças ajustadas que valorizam as formas, comprimentos acima dos joelhos, decotes em geral, tecidos fluidos e cintura marcada.

Isabela Teixeira da Costa

Salvar

Salvar

Comentários