Timidez atrapalha

Foto © Randy Faris/Corbis
Foto © Randy Faris/Corbis

Timidez é um problema que atrapalha bastante a vida de quem tem.

Algumas pessoas são tímidas apenas em um primeiro momento, quando chegam em um ambiente onde não conhecem as pessoas, mas depois conseguem se enturmar e ficam mais à vontade. Porém, têm pessoas que a timidez é grande, algumas nem gostam de sair de casa, outras, quando saem, ficam quietas em algum canto, quase pedindo a Deus para serem invisíveis. Se alguém chega para conversar ficam vermelhos e algumas pessoas até gaguejam quando falam. Timidez é um problema de segurança emocional que tem cura.

Para vencer a timidez é preciso se conscientizar de algumas coisas muito importantes. Veja o que os coachs de relacionamento Maura Albanesi e Eduardo Santorino falam sobre isso. São dicas boas.

Primeiro é preciso saber que não existe um complô contra você. Ninguém está armado, de tocaia, pronto para te atacar. Por mais que pareça, não estão todos olhando para você, isso é uma impressão que todo tímido têm. Se alguém te olhar, não abaixe o olhar ou vire a cabeça, corresponda, olhe de volta. Troca de olhar não mata nem arranca pedaço. Isso ajuda a vencer a timidez.

Seja você mesmo, não exija perfeição, isso não existe, ninguém é perfeito. Confie em você, valorize suas qualidades e não se compare com ninguém, todos nós somos únicos e temos nosso valor. E se alguém não gostar, paciência, ninguém agrada a todos, aceite isso e vá ser feliz. Por isso mesmo aprenda a respeitar o outro do jeito que ele é. Não use seus defeitos como desculpa para sua timidez, centenas de pessoas devem ter esses mesmos defeitos e vivem e convivem.

Não seja um alfinin, ou seja, não se ofenda tanto com qualquer coisinha que te digam. A maioria das coisas é brincadeira, porém, para um tímido é ataque. Seja mais leve e espontâneo. Fale o que lhe vem à cabeça e aprenda a dizer não. Porque muitas pessoas abusam do tímido.

A ansiedade é outro ponto que atrapalha bastante a pessoa tímida. Um tímido de carteirinha, quando vai conversar com alguém ou falar em público, provavelmente sente falta de ar, coração acelerado, dor de estômago e às vezes até náusea, em suma: pura crise de ansiedade, ou seja, medo do que está fazendo. Terapia ajuda muito, existem também exercícios de relaxamento para aliviar as crises.

A autoconfiança é uma das armas mais poderosas contra a timidez. O tímido tem muito medo e quem tem autoconfiança é seguro de si, não tem medo de nada, nem do futuro, então, mergulhe na autoconfiança. Se algo der errado, paciência, o mundo não vai acabar por causa disso.

Se com todas essas sugestões ainda está difícil de vencer a timidez sozinho, procure ajuda. Pode ser desde aulas de teatro, pois ensinam formas de se expressar e se comunicar, como também fazer uma terapia. Em alguns casos a timidez se torna fobia social e então é necessário o acompanhamento com psiquiatras e psicólogos. O que não pode é ficar parado, conformado com a timidez, vivendo no complexo da Carolina: na janela vendo a vida passar.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários