Sem medo de inovar: homens de tranças

trançaOs homens têm ficado cada vez mais ligados em estilo e personalidade no que diz respeito à produção, seja ela com roupas, barba ou cabelo. Isso é ótimo. Nada de mesmice.

É tão bom chegar em um lugar e ver a diversidade não só nas mulheres, mas também nos homens. Isso colore o ambiente. Não estou aqui fazendo juízo de valor e nem afirmando que gosto de tudo o que vejo, mas gosto de ver a variedade, me agrada ver cada um assumindo a sua personalidade.

Diversidade é como uma música tocando harmoniosa, animada, mas me incomoda o semitom, a pessoa que veste algo que não combina com ela, parece que está sendo obrigada o usar aquilo, ou decidiu mudar. É como se tivesse feito uma produção que não combinou com ela, desafina, porque não é o seu verdadeiro eu.

Voltando ao início da conversa: os homens. Há algum tempo, eles começaram a ousar e isso foi muito bom. Assumiram a barba rente ao rosto, um charme só. Depois foi a vez da barba grande, que para alguns combinou muito. Aí veio a onda do cabelo grande, o uso do coque, o undercut, que muitos ainda usam e fica muito legal.

Agora, a bola da vez são as main brad, ou seja, as tranças, a tendência que promete ser o must masculino para 2016. Pode ser a tradicional, a embutida, no topo da cabeça ou nas laterais. Mas é preciso ter o cabelo um pouco mais comprido, rastafári ou moicano, e tem que aprender a fazer a trança, que não é uma coisa tão complicada assim. Mas que fica um charme, fica.

Beto e Sérgio Paschoal, sócios do Jacques Janine no Jardim Sul, em São Paulo, garantem que a tendência vai pegar em homens de estilo e sem medo de inovar no visual. A dupla ensinou o passo a passo para a trança.

Trança tradicional:

Separe uma mecha (ou o cabelo inteiro) em três partes. Leve a parte da esquerda ao centro, depois a da direita e assim por diante, até o fim.

Trança embutida:

Comece separando uma mecha na altura do cabelo em que a trança terá inicio. Trance três partes normalmente, como indicado acima. Depois, vá “alimentando” o penteado: segure a mecha da direita e adicione uma pequena porção de fios que estejam soltos. Junte à trança e faça o mesmo com a parte da esquerda. Repita o processo conforme achar necessário.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários