Ready to go

NOVELO
Novelo Branco / Fotos Weber Pádua

Coleções verão 2018 de 12 marcas mineiras iniciantes são lançadas no Minas Trend, dentro do programa Ready to go.

O maior concurso mineiro voltado para os talentos criativos de Minas Gerais chega à sua décima edição, com o diferencial de oferecer um suporte para os empreendedores iniciantes tanto no quesito estilo quanto nos itens produto, tendência, gestão e comunicação, preparando-os para suas primeiras experiências no mercado. “O objetivo do READY TO GO é identificar, capacitar e divulgar novos talentos com potencial, destacando o trabalho dos jovens designers e suas marcas”, explica Tereza Santos, diretora do TS Studio e responsável pela curadoria e organização do projeto.

Este ano, participam as seguintes marcas:

LED –  Coleção Andarilhos: o estilista Célio Dias usa estampa geométrica que remete aos vários caminhos percorridos e não-lineares. A cartela de cores é enxuta e trabalhada principalmente no branco, cinza, preto e off white. A intenção foi mesclar tecidos utilitários, que promovem visuais sofisticadamente despojados, como o neoprene e crepe trabalhado em estampas digitais. O linho e a malha aparecem, ora mais estruturados, ora mais leves. Outra novidade são as peças feitas em telas de algodão com intervenções têxteis. As modelagens se contrapõem: as amplas e estruturadas e supercosmopolitas ultraconfortáveis, enquanto outras propõem a união do streetwear com a alfaiataria desconstruída e referências esportivas em peças como vestidos, coletes, blusas e saias. O shape da t-shirt, um dos destaques da linha, foi inspirado no movimento urbano da rua para a rua e ganhou estampas que buscam referência nos muros, de forma estilizada.

NOVELO BRANCO – Coleção Amantikir: A estilista Luciana Cordeiro se inspirou nas formas, cores e texturas que a natureza revela. E foi a partir de uma viagem para a Serra da Mantiqueira que o conceito para a criação de suas peças se consolidou. As formas são irregulares, fluidas, com movimento e profundidade. Os comprimentos são longos e quase longos. São vestidos para celebração, em tons de azul, areia e terra, em tecidos como royale, crepe Paris e crepe chanel.

CA.MAR –  A marca de beachwear, de Carolina Martins, vai muito além da moda praia. Os maiôs podem ser usados como bodies, a grife também produz saias, pantalonas e batas. A designer se inspirou no México e na Guatemala para criar a temática da coleção de verão, escolher suas cores e elaborar os modelos. O resultado é colorido, animado, fresco, vivo e alegre. Peças com recortes, amarrações, bordados e aplicações fazem a diferença. Entre os detalhes, se destacam bordados, pontos de crochê, pompons.

NULL&FILLED – De Mariana Lucchesi e Luiza Mendonça. A entrada de tecidos planos na coleção – anteriormente toda em tricô – traz uma mistura de texturas inesperada. As novidades são linho, crepe de viscose, vinil e jeans, sempre priorizando as fibras naturais. As cores da vez são azul bebê, vermelho, bege, preto, verde e lilás. Shapes diferenciados (em A, H, I e X) e estampas inspiradas pelas colagens do artista Cecil Touchon trazem um tom urbano e irreverente às peças, que foram modeladas pensando em corpos masculinos e femininos.

IM.PAR – Mulheres fortes e suas preferências de vestir estão no cerne das criações da designer Júlia Metzker. As formas da coleção verão/18 valorizam a silhueta feminina, marcando a cintura, decotes, fendas, flertando com a sensualidade. Os comprimentos vão do mini ao comprido passando pelo midi e os vestidos sobressaem, embora haja também macacão, saias e blusas. Pontos fortes: o tricô hand made, executado pela estilista.

DENISE VALADARES – Coleção Pérolas do Oriente: Movida pela paixão pelo handmade, a estilista enfatiza o trabalho colaborativo, com o uso de jeans e malhas produzidas a partir de garrafas PET. A riqueza e miscelânea cultural da Índia são transpostas para peças atemporais, urbanas e, ao mesmo tempo, clássicas, com shapes básicos sofisticados pelas superfícies em cristais, pedrarias, pérolas e metalizados. Os motivos florais, arabescos e abstratos contornam a coleção em uma cartela de cor pluralizada, retratando a magia da etnia oriental.

UPLEN – Coleção Vitrais Tiffany: Criada pela designer Juliana Cruz, mostra uma mistura do art nouveau com art déco no desenvolvimento dos bordados e na cartela de cor. São azuis, alaranjados e verde junipero intercalados por rosês e dourados. As sedas – organza e zibeline – formatam os modelos, que exibem desde saias sereias à godês. Esses tecidos se harmonizam com pedrarias foscas e acetinadas e possibilitam escolhas de peças, inclusive, para o uso durante o dia.

FIGURATI – Coleção Mulher Sol: A designer Mariana Giodarni procura representar toda a forca e importância do sol. A leveza de tecidos fluidos, mixados com bordados rústicos, e tecidos naturais dão origem a modelagens marcantes de muita personalidade. As estampas apresentam motivos que reforçam ainda mais a ideia do natural, com destaque para as que simulam raios solares, e para os desenhos sutis em forma de asas. As rendas, que normalmente remetem a romantismo e delicadeza, são trabalhadas de maneira inusitada, buscando um toque étnico. O branco e o dourado são os pontos fortes da coleção.

MIÊTTA – Coleção Ela: A coleção foi inspirada no poder das abelhas contrapondo com a delicadeza e beleza das rosas. Nas estampas e nos bordados, o cobre é único representando o elemento feminino. A cartela de cores é composta exclusivamente pelo off-white, o mescla cinza e o preto.  Os shapes são amplos, em três comprimentos: t-shirt, t-shirt dress e maxi t-shirt dress. A aplicação dos bordados e estampas em cobre enriquecem as peças. Os desenhos das rosas são da artista plástica Telma Martins, convidada especialmente pelos seus traços fortes e marcantes. A abelha é representada pelo desenho do inseto e favos de mel aplicados na forma de bordados em metal cobre.

EDD27 (Ed Diana 27) – Coleção Deslocamento: Os temas são aleatórios e divertidos – o que mais interessa ao estilista é sair da curva fashion e trabalhar com customizações usando seus bordados em peças únicas, como camisas, jaquetas, calças, bolsas e tudo que possa ser customizado e transformado em arte vestível ou como elemento decorativo. A ideia surgiu através de telas bordadas e emolduradas – uma bela maneira de apresentar um trabalho original decorativo envolvendo arte, moda e decoração.

CANDÊ – Leveza, tranquilidade, frescor e conforto são as inspirações de Alexandre Franco. Com uma estamparia focada em geométricos, listras, poás e com um leve toque de florais, as peças são atemporais e cheias de estilo. Em pauta, vestidos longos e curtos e saias delicadas para serem usadas do dia à noite, com pegada resort. As cores vão das mais claras às mais vibrantes: azul, rosa, laranja, vermelho, dourado e suas variantes. Entre os tecidos, crepes, musselines, e jérseis, que são o carro-chefe da marca.

WMDC COLLECTION – A marca de Davidson do Carmo arrisca vestidos desenhados no tules explorando a transparência e sensualidade femininas. Com um toque romântico, o bordado manual enfoca as riquezas naturais do país, apresentadas com toques leves, fluidos e delicados, além de muito brilho, que remete à ideia da exuberância botânica.

Confira os modelos nas fotos Weber Pádua

  • Haja espaço para tanta informação e tantos profissionais! Vou virar paisagista!!! em 20:17

    Obrigadíssima, Isabela!

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