Ojo de bife

Que tal preparar um prato especial com uma carne nobre, o ojo de bife?

A receita da vez é especial, o Ojo de bife, ou em inglês, rib eye, carne retirada do entrecôte. É o miolo do bife ancho, e de tão macio, em alguns restaurantes, os garçons fazem questão de cortar o bife sem faca, apenas com a ajuda de um garfo e uma colher. A sugestão é servir com uma polenta cremosa, e o sommelier da Wine, indicou dois vinhos que ficariam excelentes para acompanhar a receita.

 

Ojo de bife e polenta cremosa com parmesão

 

Ingredientes

Para a polenta

600ml de caldo de legumes

100g de polenta ou fubá pré-cozido

200ml de creme de leite fresco

70g de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de manteiga

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Para o Ojo de bife

4 porções de ojo de bife

1 colher de sopa de manteiga

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Para o molho

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola picada

¼ de xícara de chá de vinho tinto

½ xícara de chá de caldo de carne

1 colher de sopa de mostarda Dijon

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher de sopa de azeite

8 tomates-cereja

Folhas de manjericão

 

Modo de preparo

Polenta: Coloque o caldo de legumes para ferver em uma panela média. Quando estiver fervendo, reduza para o fogo médio, acrescente a polenta e mexa por dois minutos. Mude para fogo baixo, junte o creme de leite e misture por dois minutos. Acrescente o queijo parmesão e mexa por mais dois minutos. Desligue o fogo, adicione a manteiga e mexa ate incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture.

 

Ojo de bife: Tempere o ojo de bife com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira grande, em fogo alto, derreta a manteiga e sele a carne. Reserve. Na mesma frigideira, você vai preparar o molho para a carne.

 

Molho: Leve a frigideira ao fogo médio e, quando aquecer, regue com a manteiga e adicione a cebola e a mostarda. Refogue por quatro minutos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte o vinho e o caldo de carne e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau. Deixe apurar por cerca de 10 minutos e acerte o sal. Transfira o molho para uma tigela. Na mesma frigideira, adicione o azeite e cozinhe os tomates-cereja até eles começarem a abrir. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva a polenta com o ojo de bife e o molho. Decore com os tomates cereja e folhas de manjericão.

 

Indicações Wine.com.br:

Soul D.O.P. Jumilla Monastrell 2011 – O caráter tostado, adquirido na selagem, combina com o toque amadeirado do vinho. A maciez equilibra-se com a textura da carne e da polenta.

 

Goulart Grand Vn Malbec Single Viney 2009 – Os taninos e a boa acidez são ideais para a suculência da carne, que possui um corte alto. As especiarias do vinho se mesclam com os temperos da receita.

Comentários