Nise da Silveira
Nise: O Coração da Loucura, é o mais recente longa estrelado por Glória Pires que dá um show, como de costume, sempre que interpreta.
O filme conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999) que revolucionou o tratamento de pessoas com problemas mentais, principalmente os esquizofrênicos.
A história inicia-se em 1944, quando a doutora Nise retorna ao trabalho no Centro Psiquiátrico Nacional Dom Pedro II, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Ela tinha sido presa durante o Estado Novo – a ditadura de Getúlio Vargas – ao ser denunciada por uma enfermeira por ter livros marxistas. Por não concordar com a forma de tratamento utilizado com os pacientes, o diretor colocou-a no Setor de Terapia Ocupacional.
Nise ajeita o espaço com ajuda de dois enfermeiros e começa a convidar os pacientes do Centro a entrarem. Dá início a um tratamento diferenciado. Aos poucos, algumas pessoas começam a ajudá-la. E o resultado vem de uma forma linda.
Os roteiristas conseguiram transformar a carreira de Nise da Silveira em uma história inspiradora. Transpuseram para a tela a atenção, sensibilidade e respeito ao ser humano que Nise demonstrava ao clinicar. Glória Pires sabe passar o sentimento que sua personagem vive em cada momento. O elenco trabalha muito bem, com verdade e sem caricaturas. Vale a pena assistir.
3 Comentários para "Nise da Silveira"
Esta mulher espetacular uniu arte e loucura. Um laço muito especial que dá ao artistaque expõe sua obra uma nomeação e reconhecimento público de valor estabilizador inestimável. Quero muito assistir, obrigada pela dica Isabela!!!
Bela, este lindo filme me remete à história do meu irmão, que pregava carinho e acolhimento no tratamento da loucura. Como você sabe, ele era doutor em Saúde Mental e dedicou sua vida à Luta Antimanicomial, na qual foi um dos pioneiros, e à Reforma Psiquiátrica do Brasil…
Sei sim. Imagino quanta lembrança não deve ter vindo à sua mente quando assistiu. Bjs