Dicas para transformar metas em realidade
*Por Odair Comin
Nessa época do ano frases como essa costumam surgir nas conversas em rodas de amigos, nos almoços em família, nos cafés com os colegas de trabalho e em diversos locais na internet. Inúmeras promessas para o próximo ano são feitas, mas será que colocar todas as metas no papel é realmente efetivo? O que é necessário para realizá-las? Separamos seis dicas importantes para transformar suas metas em realidade:
1 – Faça uma retrospectiva. Pare e pense sobre quais foram as suas metas traçadas para 2016, quais foram alcançadas e quais não foram. Não há problema em se frustrar com as metas não alcançadas, elas devem servir como reflexão para o próximo ano. Ao realizar esta retrospectiva, você consegue fazer um balanço de como foi o ano que passou.
2 – Seja realista. A mudança do ano por si só traz a sensação de renovação física e mental e de novas oportunidades, mas não muda o rumo em que estamos. O que faz essa mudança acontecer são as atitudes tomadas conscientemente em prol do objetivo desejado. Aproveite a sensação de renovação e canalize-a nas estratégias e atitudes para realizar suas metas para o próximo ano.
3 – Estabeleça metas reais e palpáveis. Esta é uma dica importantíssima para conseguir alcançar os seus objetivos sem frustração. Defina metas alcançáveis e os principais passos para chegar até elas. Muitas vezes traçamos metas impossíveis de alcançar e colocamos prazos que não permitem a realização dos principais passos, ter esta percepção deixa o ano mais organizado e aumenta as chances de sucesso na conquista dos objetivos.
4 – Seja o personagem principal da sua história. Para alcançar as metas que você traçou é importante ter em mente que você precisa ser o ator principal dessa trama. É muito difícil prever o ambiente externo, aquele que não depende de você, então estabeleça metas que dependam quase totalmente de você e mantenha-se atento às atitudes necessárias para chegar lá.
5 – Faça visitas periódicas às suas metas. A vida é muito dinâmica, o que pode mudar alguns cenários e impactar diretamente nas suas metas. Visite suas metas periodicamente e ajuste-as à nova realidade, dê novos prazos e interprete o cenário para reavaliar as prioridades. Estas visitas e adaptações são importantes para manter as metas alcançáveis se algo mudar no meio do caminho.
6 – Reflita sobre o caminho da mudança. É muito comum traçarmos metas do externo para o interno, por exemplo, começar uma nova dieta ou fazer exercícios, estas mudanças são quase sempre motivadas do externo para o interno, quando na verdade uma grande mudança precisa partir em sentido contrário. Pense sobre o que é preciso mudar internamente para que suas metas sejam alcançadas com sucesso e tome atitudes efetivas para estas mudanças.
*Odair Comin é psicólogo