Diabetes Gestacional

diabetesDiabetes durante a gravidez é temporário, mas precisa de cuidados

Toda gestante tem que se cuidar. Nem tudo são flores durante uma gravidez, por isso os médicos pedem tantos exames. Um dos riscos é o diabetes gestacional, que atinge 7% das mulheres brasileiras.

Os exames pré-natal não são complicados e o de diabetes pode ser realizado em casa em poucos minutos, pois ele é vendido em farmácia. O exame de sangue deve ser feito no segundo trimestre da gravidez e pode ser controlado por testes caseiros pela urina, realizados em apenas um minuto. O que pode ocorrer são alterações moderadas nos níveis de glicose no sangue durante a gestação que aumentam o risco de a mulher desenvolver diabetes no futuro. Por isso é tão importante o diagnóstico e controle da glicemia durante a gravidez.

Este tipo de problema ocorre, em alguns casos, durante a gestação, porque a placenta produz diversos hormônios que podem bloquear parcialmente a ação da insulina, como se a glândula não “desse conta” do recado nas pacientes com o diabetes gestacional. Para entender melhor, a produção de insulina é insuficiente para que o corpo processe adequadamente o excesso de glicose que está em circulação.

Conclusão: Para detectar um possível risco de diabetes gestacional, a realização de exames de sangue, que consiste na ingestão oral de uma dose de 50g de glicose, e, coleta do sangue posterior à ingestão, em dois momentos. Porém, ao perceber ou sentir qualquer sinal de diabetes durante a gestação, a paciente pode tirar suas dúvidas e monitorar em casa com auto testes vendidos vem farmácias, drogarias ou mesmo pelo site da linha Confirme. Eles são realizados por meio da urina com 99% de precisão. Caso acuse alterações nos resultados, é importante procurar sempre um médico e realizar exames mais detalhados.

Gestantes com idade mais avançada, sobrepeso ou obesidade, que tenha síndrome de ovário policístico, história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional, história familiar de diabetes em parentes de 1º grau (pais e irmãos), história de diabetes gestacional na mãe, se tiver hipertensão arterial na gestação ou se estiver grávida de dois ou mais bebês têm mais propensão a desenvolver o diabetes durante a gravidez.

Fique atenta aos sintomas: Se ganhar peso excessivo durante a gestação, sentir sede excessiva ou fome além do normal.

“Para ter certeza de que está ou não com qualquer tipo de diabetes, é importante o monitoramento da doença”, comenta a médica Adriana Juliani.

O Diabetes gestacional pode se regularizar logo após o nascimento do bebê – diferentemente dos outros tipos de diabetes, que duram a vida inteira. A boa notícia é que o aleitamento materno reduz o risco de desenvolvimento de diabetes após o parto. Mantenha uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas ajudam a manter uma boa saúde.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários