Cuidados com a pele
Proteger de manhã, reparar à noite. Entenda a atuação diferenciada de cosméticos diurnos e noturnos.
Nunca fui de cuidar da pele, mas este ano conheci a dermatologista Tathya Taranto e decidi tratar da minha pele, afinal, já passei dos 50 e entrei no processo de emagrecimento rápido por causa da cirurgia bariátrica. Ela me deu água micellar e sabonete para limpar a pele e alguns cremes para o dia, protetor solar e um creme para a noite. Tenho que confessar que os do dia uso religiosamente, mas o da noite… Quanta preguiça.
Aí, li um texto de outra dermatologista, não desfazendo da minha de maneira nenhuma, que acho espetacular, mas me abriu os olhos. A especialista Isabel Piatti explica que as necessidades da pele mudam de acordo com o período do dia e quais são os melhores ativos para a um tratamento completo. Ou seja, o que estou fazendo não está adiantando muito, porque falta uma parte importante, por displicência da minha parte.
“Assim como algumas dietas enfatizam consumo de carboidratos no período diurno, para produção de energia, e uma maior ingestão de proteína à noite, as necessidades da pele também são diferentes de acordo com o período do dia. De maneira geral, o período diurno é ideal para hidratação, ação antioxidante e fotoproteção. Já durante a noite, como estamos em repouso, nosso organismo está propício ao reparo celular e biomolecular em relação a todos os órgãos, então os cosméticos devem privilegiar ativos que promovam reparo, regeneração e reorganização celular”, explica Isabel.
Isabel enfatiza que por causa de agressores ambientais como o sol e a poluição, existe a necessidade do uso de ativos com propriedades antioxidantes, além da proteção solar. “Nesse período, por conta desses agressores, há uma maior geração de radicais livres, por isso é fundamental uzar ativos específicos”, comenta a dermatologista. “O indicado são produtos com ativos como: Hydroxyprolisilane CN (estimula a biossíntese de colágeno e reduz a oxidação); Neuroxyl NP (ação preventiva e reparadora antioxidante e antipoluição); a clássica Vitamina C (antioxidante neutralizador de radicais livres e que retarda o envelhecimento intrínseco além de atuar na síntese de colágeno); PCA-Na e Ácido Hialurônico para hidratação; Pentacare NA (que confere efeito tensor imediato, mantém a hidratação e elasticidade); Manteiga exótica (para hidratação e nutrição); e os filtros Dióxido de Titânio (proteção física), Octil Metoxinamato (proteção química) e Tinosorb M (filtro solar de tripla ação — absorvedor UV, dispersor e refletor da luz)”.
Já no período da noite, a atividade de renovação da pele é mais intensa e profunda, por isso são indicados ativos que estimulem ainda mais essa função. “Isso facilita a absorção de outros nutrientes responsáveis pelo processo de reparação, regeneração e nutrição”, enfatiza Isabel. “O ideal são produtos com ativos: DMAE (antioxidante que proporciona efeito tensor, elasticidade, firmeza e tonicidade); Carnosine (ação antiglicante, combate as reações de cross-linking, estimulando a síntese de novas fibras de colágeno); e Raffermine (aumenta a elasticidade e previne a degradação das fibras colágenas e de elastina). Não esqueça também de investir em limpeza, para retirada de partículas poluentes e sujidades que ficam aderidas à pele, e esfoliantes de duas a três vezes por semana, para ajudar no processo de renovação celular”, indica.
Dra. Tathya, prometo que agora vou usar o creme noturno rotineiramente.
Isabela Teixeira da Costa