Ceia mais saudável e equilibrada

Nutricionista e chef de cozinha funcional, Pâmela Sarkis, dá dicas para manter a linha nas festas de final de ano.

O fim de ano é uma das épocas mais gostosas, não só pelas confraternizações, mas também pelas deliciosas ceias. Nesse momento de alegria e fartura fica difícil manter a dieta e a alimentação equilibrada, por isso, a nutricionista e chef de cozinha funcional Pâmela Sarkis deu algumas dicas para celebrar sem ‘pisar na jaca’.

Champanhe, vinhos, drinks e a cerveja são bebidas que não podem faltar para brindar o reencontro, as conquistas ou o novo ano que começa, mas, para não ter nenhum problema no dia seguinte o ideal é beber bastante água. “A dica ouro é ingerir água o dia inteiro e durante as festas. Temos o vício de colocar o copo na boca independente do conteúdo. Para cada taça ou dose de drink, oriento meus clientes a tomarem uma taça/copo de água, assim o consumo de bebida alcoólica cai pelo menos 30%”, explica a nutricionista.

Com as bebidas sempre vem algumas entradas e petiscos. Podemos comer castanhas e queijos, com moderação. É bom evitar sempre os aperitivos e salgados fritos. “Toda alimentação deve ser feita de forma equilibrada e sem exageros. Para a entrada da ceia sugiro uma composição de frutas, queijos magros e snacks de legumes, que ajudam a compor a mesa. Uma sugestão são os de tomate com manjericão e mussarela de búfala, carpaccio de abobrinha e caponata de berinjela. Uma delicia para acompanhar um vinho”, pondera Pâmela.

Devemos ter cuidado com as frutas secas, que são típicas desta época e presentes na maioria das ceias. De acordo com a nutricionista, fruta seca, por não ter água, concentra calorias e açúcar. As frutas naturais são menos calóricas e muitas possuem enzimas digestivas, principalmente, o abacaxi, uma ótima opção de sobremesa após a ceia.

Sugestão da chef

Para uma ceia equilibrada, gostosa e saudável, Pâmela Sarkis montou um menu especial:

Petiscos para a entrada:

Frutas, queijos magros e alguns snacks de legumes ou pernil fatiado fininho para comer com pão e azeite

Prato principal

Peru ou chester acompanhado de farofa com frutas ou arroz colorido.

Sobremesa

Além do abacaxi, a torta está liberada, desde que feita com ingredientes menos calóricos. O ideal é trocar os produtos normais pelos lights. Outra sugestão é utilizar frutas ou geleias sem açúcar.

Veja as receitas de Ratatouille, Roastbeef ao molho de alcaparras e Maçã com creme de nozes, enviadas pela chef, na seção de gastronomia neste site.

Comentários