Búzios
Redescobrindo Búzios.
Passei uns dias em Búzios. Já fui várias vezes lá. Fiquei em casa alugada, em pousada, fui em temporada e fora dela, e fiquei impressionada com a cidade. Está linda, como sempre mas foi a primeira vez que via a Orla tão bem cuidada e limpa, dando gosto de passear por ela. As praias também estão bem tratadas. Não sei se foi efeito Olimpíada, se deram essa garibada toda pensando nos turistas que poriam passar por lá pós jogos. Se foi, valeu a pena.
Como disse, já fiquei algumas vezes hospedada na Praia Rasa – para mim o melhor lugar de Búzios para nadar porque o mar é menos frio –, e em Geribá, que é a praia da moda, que tem mais espaço de areia e a moçada toda passa por lá. Dessa vez, fui para a Praia dos Ossos. Amei. Praia aconchegante, do lado de Azeda e Azedinha e pertinho da orla Bardô e da Rua das Pedras. Só de não precisar de pegar um carro para ir a lugar nenhum, já vale ouro.
Fiquei um pouco impressionada com o que vi na Rua das Pedras. Os restaurantes tradicionais me decepcionaram. O Dom Juan, especializado em carnes, passou por uma reforma que não surtiu muito efeito. A comida deixou a desejar. A lagosta estava deliciosa, porém, os outros pratos pedidos na mesa não surpreenderam. O Havana, que sempre foi charmoso e animado, perdeu um pouco daquele encanto, mas ninguém tira dele aquela bela vista. Só assentar ali e ficar olhando para o mar, ouvindo a boa música latina já vale a pena.
Desta vez descobri dois novos restaurantes. Novos para mim pelo menos, pois não sei há quanto tempo eles existem. Um é o restaurante Cigalon. Uma portinha, mas quando entra, é um bistrô, com uma linda vista para o mar, bem charmoso e com uma comida francesa deliciosa. Ou outro é na Orla Bardô, o Bar do Zé. Divino. Não é barato, mas também nada exorbitante. Tudo lá é de comer de joelhos, de tão bom. E a vontade que dar é de voltar no dia seguinte para comer de novo.
Tem um outro restaurante que alguns amigos foram e disseram que é muito bom, o 74. Fica no alto de uma pousada. Você diz o que quer comer e o Chef cria o prato na hora. Bem gourmet e sofisticado. Infelizmente, uma de minhas amigas não foi feliz. Pediu uma massa e passou muito mal. Porém, todos que estavam lá se deliciaram com as criações inusitadas e criativas.
Para quem gosta de sair do óbvio, o Porto da Barra é uma boa pedida. Fica no caminho de Manguinhos, tem estacionamento, e fica na beirada do mar. Tem vários barzinhos e restaurantes, todos muito gostosos e transados, cada um com um estilo diferente. Ambiente muito agradável. Ideal para ir com turma de amigos, ou em casal.
E para quem não quer jantar ou almoçar, mas prefere um lanche, o melhor lugar é o Sukão, que fica em uma esquina na praça da Praia dos Ossos. É de um casal de mineiros. Tem sanduiches de todo tipo, feitos na hora, e sucos naturais. Uma delícia e são acompanhados da simpatia do casal, com um preço muito bom.
Valeu muito a pena viajar e dar esta respirada em ares cariocas.
Isabela Teixeira da Costa