Alguém me explica esse trânsito?

Marcos Vieira/ EM / D.A. press
Marcos Vieira/ EM / D.A. press

Fico tentando entender a cabeça dos engenheiros de trânsito de BH.

Sinceramente, me respondam, tirando a Índia dessa conversa, tem trânsito mais confuso do que o de Belo Horizonte? Acho que não. E a cada tentativa de melhorar, eles conseguem piorar, e por incrível que pareça, depois que implantam a mudança penso que nunca mais observam o local para constatarem que não deu certo, ao contrário, piorou muito.

Há alguns anos, inventaram de colocar a tal da mão inglesa em Belo Horizonte. Agora virou corriqueiro, vira e mexe implantam mais uma mão inglesa em alguma rua da cidade. A primeira, se não me falha a memória, foi na Rua Professor Moraes com Av. do Contorno. O que teve de atropelamento no início, no gibi não teve.

Marcos Vieira/EM/D.A.Press
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Depois, inventaram moda no trecho da Avenida Afonso Pena com Guajajaras, Carandaí e Alfredo Balena. Oh meu Deus! O que fizeram ali???? Estava tudo tão bom, funcionava direito, para que foram intrometer? Agora, a qualquer hora do dia que você desce a Avenida Afonso Pena ela está engarrafada, até passar deste trecho, dali para frente fica tudo liberado. Para quem sobre a avenida é o contrário, fica engarrafado até aquele ponto e depois está livre.

Já tem um bom tempo que a alteração foi efetivada, e desde então o engarrafamento começou, não acabou e ninguém toma nenhuma atitude. Isso sem falar do número de pedestres que foram atropelados tentando atravessar na Alameda Ezequiel Dias. Estavam acostumados com os carros vindo da Guajajaras, de repente, passaram a vir pela contra-mão (mão inglesa), subindo na lateral do Palácio das Artes. Os desavisados viam os carros da Guajajaras parados no sinal, atravessavam e eram pegos em cheio pelos outros veículos. Até hoje não entendi o porquê dessa mudança, só serviu para engarrafar a Afonso Pena.

Agora, estão querendo mudar a descida da Rua Cláudio Manoel, no bairro Funcionários. O projeto da BHTrans é fechar o último quarteirão desta rua. Os carros que quiserem ir para a Avenida Getúlio Vargas terão que entrar à direita na Rua Piauí e os que quiserem ir para a Afonso Pena terão que entrar à esquerda, na mesma rua.

Os moradores da região estão desesperados. Já fizeram vários movimentos na tentativa de impedir o projeto de ser implantado, principalmente por que a Avenida Getúlio Vargas vive engarrafada neste ponto e se desviar todo o trânsito da Cláudio Manoel para lá, aí que não vai andar mesmo. Porém, os engenheiros da BHTrans parecem que não enxergam isso.

Não sei o que a Associação de Bairro já conseguiu, só sei que este projeto foi apresentado ao jornal há dois anos e até hoje não saiu do papel. Tomara que demore muito mais. E tomara que alguém, de sã consciência resolva olhar pela Afonso Pena.

Isabela Teixeira da Costa

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