Ações pelo bem da comunidade

Dia C5A expectativa é de que 300 cooperativas façam parte do Dia de Cooperar em Minas Gerais.

Mês passado fui a uma reunião do grupo Mulheres do Brasil-MG, do qual faço parte, e minha amiga e colega Leila Ferreira deu uma palestra sobre felicidade. Foi maravilhoso. Uma das muitas coisas lindas e verdadeiras que ela disse foi que para viver bem, é preciso conviver bem. Nunca vi nada mais certo na vida, principalmente nos dias de hoje, quando as pessoas estão cada vez mais isoladas do mundo e da convivência física, pois mergulharam no mundo virtual.

Como viver bem sem conviver com o outro? E como conviver sabendo que o próximo está privado de tanta necessidade? É tão fácil ajudar. Não é preciso construir uma casa, reformar uma creche, como se faz na Jornada Solidária Estado de Minas e no Instituto MRV. Mas você pode dar um saco de alimento para uma pessoa que você conhece que está desempregada.

diac4Uma turma criou em BH o Banho de Amor. Um container com chuveiro, que a cada dia da semana para em um ponto de BH para dar banho em moradores de rua e devolver um pouco de dignidade a cada um deles. Isso é lindo demais. Falei sobre isso outro dia mesmo, aqui no site.

No final de maio a Igreja Batista Central de Belo Horizonte fez um trabalho em prol da Comunidade, orientando seus membros e frequentadores não estacionarem em local proibido, para não incomodar os vizinhos e fizeram um mutirão e varreram as ruas próximas à igreja.

Agora, fiquei sabendo do Dia C, que achei muito legal e todo mundo pode participar. Criado há oito anos em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg, o Dia de Cooperar (Dia C) tornou-se uma rede nacional de voluntariado, em que cooperados, colaboradores e familiares se reúnem para pensar e executar ações em prol de suas comunidades. O diferencial do projeto é que todas as iniciativas tenham como norte a promoção e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. A próxima ação será no dia 1º de julho – Dia Internacional do Cooperativismo –, e terá como tema Atitudes simples movem o mundo.

O Dia C é um dia reservado para fazer o bem ao próximo por meio de ações sociais diversificadas e simultâneas em todo o país. As atividades variam de campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos, livros, roupas e materiais de limpeza, até prestação de serviços à comunidade, reforma e assistência a entidades filantrópicas.

Em 2016, 1.477 cooperativas participaram da ação no Brasil, sendo 248 de Minas Gerais. Em todo o país, 1,2 milhões de pessoas foram beneficiadas, e mais de 118 mil voluntários estiveram envolvidos com o Dia de Cooperar.

diac“No meu entendimento o Dia C é um grande projeto cooperativista. O cooperativismo prioriza as pessoas e, quando os cooperativistas priorizam um projeto como o Dia C, elas estão devolvendo para a população o que a sociedade promoveu para que elas tivessem resultados positivos”, ressalta o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

A expectativa é de que cerca de 300 cooperativas mineiras participem da iniciativa. No ano passado, o Dia C engajou no Estado mais de 34 mil voluntários em ações em prol do bem-estar da população. Ao todo, 248 cooperativas participaram da campanha, envolvendo 256 municípios do estado e beneficiando mais de 350 mil pessoas.

Entre elas está a Unimed BH, que por meio do seu Instituto desenvolve o projeto Uniclown. Criada em 2013, a iniciativa tem como objetivo capacitar colaboradores, cooperados e público em geral como voluntários da alegria, com o aprendizado de técnicas circenses, jogos de desinibição e arteterapia. O curso é dividido em duas etapas: curso teórico-prático de dois meses e passeios em locais públicos da cidade.

Depois de concluído o curso, os participantes são convidados a integrarem o grupo Uniclown, que tem como rotina visitas em creches, asilos, praças, parques e hospitais, levando alegria, diversão e cultura para pessoas de todas as idades. Em 2016, o projeto atendeu três hospitais com visitas duas vezes por semana e quatro asilos públicos com uma visita por semana. Foram 282 intervenções para mais de 25 mil pessoas.

“Como cooperativa, valorizamos o fazer junto, o trabalho da coletividade e o bem comum. Neste sentido, temos grande orgulho do projeto Uniclown, desenvolvido há quatro anos. Por meio da iniciativa, nossos cooperados e colaboradores podem, voluntariamente,  dedicar seu tempo ao outro, doando carinho, atenção, conforto. São realizadas intervenções lúdicas em comunidades, praças, asilos e hospitais, levando alegria e cultura a pessoas de todas as idades. Para nós, essa também é uma forma de cuidar, o nosso maior compromisso”, observa o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

O Sicoob Credicopa, de Patos de Minas, planeja uma ação para auxiliar o Lar da Criança, mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo, em Patrocínio. A instituição, que oferece há 40 anos cursos técnicos e profissionalizantes, possui um déficit anual de R$ 60 mil. Sensibilizada pela situação, a cooperativa doou no início do ano novos uniformes para os 80 alunos. Para o Dia C, a Credicopa está organizando uma campanha de arrecadação de arroz. A demanda pelo alimento é alta, já que os estudantes consomem mais de uma tonelada por mês. As doações serão recebidas na agência da cooperativa.

“Escolhemos o Lar da Criança por ser uma instituição que faz parte da história da cidade, principalmente pelo trabalho bonito que realiza. Por notarmos as dificuldades pelas quais passam hoje, decidimos abraçá-lo. Essas primeiras ações que estamos realizando fazem parte um plano perene de apoio”, explica Fúlvio Barbosa, gerente de negócios da Credicopa.

A ação do Sicoob Credilivre, de Manhuaçu, é voltada para conscientização sobre a importância do meio ambiente e sua preservação. A cooperativa recuperou no ano passado uma nascente em Luisburgo como parte do Dia C e já está concluindo o resgate de outra em Manhumirim até o final de junho. A escolha das nascentes é feita de acordo com o número de pessoas afetadas pela restauração do recurso hídrico.

Além da recuperação, o Sicoob Credilivre organizará palestras de educação ambiental para todos os colaboradores, para que eles se tornem multiplicadores em cada comunidade do projeto. “Queremos que o nome Sicoob Credilivre se torne sinônimo de preservação da natureza, especialmente da água doce, um recurso vital para a nossa sobrevivência”, afirma Gabriel Franco, assessor da diretoria do Sicoob Credilivre.

 

Serviço:

Dia C 2017

Data: 1º de julho

Informações: www.minasgerais.coop.br/sig

 

Isabela Teixeira da Costa

 

Comentários