Cuidado com seu rim
Não descuide do rim, mesmo que nunca tenha tido nenhum problema com ele, porque a dor não vale a pena. Veja as dicas abaixo
Como disse há umas semanas atrás tive uma cólica renal e tirei várias pedras do meu rim esquerdo, ou melhor, tirei várias pedras da uretras e da bexiga, porque as que estão dentro do rim serão extraídas na próxima semana. Desde que tive a crise estou com o famoso cateter duplo J – que já virou meu amigo –, e evita que eu tenha nova crise.
Esta semana estive com meu médico, o urologista Francisco de Assis Guerra, do Felício Rocho, que me explicou tudo direitinho e já marcamos a próxima intervenção, com a sonda flexível, para retirada dos cálculos, que estão dentro do rim, e o meu amigão duplo J fica aqui em mim, drenando, alargando a uretra e evitando nova crise.
Em 2015, tive duas crises seguidas. Uma em outubro, no rim esquerdo, e 30 dias depois, outra crise, dessa vez com cálculos no rim direito. Nesse rim precisei fazer o mesmo procedimento de agora, 30 dias depois e também fiquei um tempão com o duplo J. Ou seja, Por três vezes, a cada 30 dias, tive intervenções nos meus rins – outubro, novembro e dezembro – , correu tudo bem, graças a Deus.
O problema é que nossa memória é curta para determinadas coisas. Achei que fosse só para política, mas não, para saúde também. Em vez de me afogar em água e líquidos depois de sofrer tanto, passado um tempo voltei à rotina e com ela reduzi a ingestão de água. Dois anos depois, nova crise renal, nova dor, nova peleja.
O problema maior é que depois da bariátrica não consigo mais me afogar em água. A ingestão de líquidos agora é de três em três goles, devagar. Mas tudo bem, não me arrependo, nem um minuto sequer, da cirurgia que fiz.
Mas recebi um material muito legal da minha amiga Nelva, casada com o competente médico oncologista Renato Nogueira, que nos orienta muito bem os cuidados que devemos ter com a saúde. Quanta água devemos tomar de acordo com nosso peso e a coloração da urina e os problemas que a alteração da cor podem ser. Vejam pelas imagens.
6 alimentos que desintoxicam
Abacaxi – é diurético e facilita a digestão
Gengibre – ativa o metabolismo e o trânsito intestinal
Couve manteiga – recarrega o ferro e é antioxidante
Laranja – desintoxica e acelera trânsito intestinal
Berinjela – é digestiva, nutritiva e laxante
Melancia – tem ação diurética
Isabela Teixeira da Costa