O desafio de ser mulher
A vida de uma mulher é intensa e sobrecarregada, quase igual a de uma super herói.
A vida de uma mulher não é nada fácil. Tem que cuidar da casa, trabalhar fora, cuidar do corpo. Se for casada, tem que dar atenção para o marido, se não, tem o namorado que também demanda tempo e atenção. Se tiver filhos, tem que levar e buscar na escolha, ajudar no para casa, dar conta dos cursos extras. Ainda não citamos o salão de beleza: manicure, pedicure, depilação, sobrancelha, tintura de cabelo. Conciliar tudo isso não é fácil.
Quando fui fazer as fotos para o site, a maquiadora Fairuze me recebeu as 9h toda linda, maquiada, penteada, depois de ter malhado. Estava na academia, às 6h. Como ela, inúmeras mulheres têm seus dias cheios e corridos para conseguir manter corpo, mente e saúde em equilíbrio. Não sei como conseguem ânimo para ainda saírem de noite, lindas e animadíssimas. Mas este é o desafio da mulher moderna.
E demandamos muito mais do que os homens. Nossas alterações hormonais são maiores, temos mais propensão a engordar e à flacidez. A perda de cálcio na mulher é maior, o que provoca osteoporose, e outros nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. E com o avanço da idade tem a menopausa, que traz com ela, algumas demandas para acrescentar na lista. Ufa!
O médico Marco Antônio Campos Casemiro, que há mais de 20 anos vêm trabalhando com prevenção e tratamento do envelhecimento através da prática ortomolecular, explica que a alimentação equilibrada facilita a manutenção de peso, mantém um bom desempenho físico e mental e previne doenças, influenciando no bem-estar e na saúde da mulher. As vitaminas são substâncias que desempenham papel fundamental na estimulação das enzimas responsáveis por vários dos processos metabólicos do corpo e são obtidas por meio da alimentação e sob a forma de suplementos. “Quanto mais balanceada a alimentação, mais rica em vitaminas ela será. Como nos dias de hoje isso é difícil, a suplementação que é feita na prática ortomolecular, faz-se necessária. Antioxidantes tipo vitamina E, C, Betacaroteno, Selênio, Zinco, Manganês, Ácidos Graxos e vitaminas do complexo B ajudam aliviar, por exemplo, os principais sintomas da menopausa, como as ondas de calor, estresse, fadiga e flacidez da pele, portanto são fundamentais para a saúde da mulher”, explica Casemiro.
De acordo com o médico, alimentos como aveia, alho, azeite de oliva, castanha-do-Pará, maçãs, peixes, soja, tomate, uva vermelha e muitos outros já foram comprovados serem capazes de prevenir doenças do coração, câncer, depressão e proteger o cérebro de outras doenças como mal de Alzheimer, portanto são bons alimentos para se ter no cardápio com frequência para quem se preocupa em aumentar a longevidade e viver com saúde.
Manter um peso saudável também é uma recomendação para as mulheres que buscam viver com mais saúde, o que vai muito além da questão estética. A obesidade faz mal à saúde, pois diminui a resistência a infecções e aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, etc.
O exercício físico é importante para a mulher que quer conciliar saúde e estética, mantendo o corpo em forma e dentro do peso ideal. Para Jairo Lucheta, educador físico e gerente de ginástica da Companhia Athletica, o treino resistido é indispensável para as mulheres. Os benefícios da musculação para as mulheres são basicamente os mesmos que para qualquer indivíduo: aumento de massa muscular e melhora no condicionamento e perda de gordura. Para aquelas que buscam um exercício para emagrecer, o ideal é musculação em combinação com o aeróbio.
Para ter saúde é preciso manter uma alimentação saudável, uma atividade física contínua, e com saúde damos conta do recado.
Isabela Teixeira da Costa