Arte popular

A beleza da arte popular brasileira da Ilha do Ferro

Mesmo quem nunca ouviu falar da Ilha do Ferro na imensidão do Rio São Francisco, certamente irá se encantar ao conhecer de perto o artesanato e as esculturas produzidas pelos artesãos simples que vivem lá. Fernando Rodrigues dos Santos, nascido em 1928, conhecido como “Mestre Fernando”, foi o primeiro artesão da ilha, que depois tornou-se um celeiro em arte popular. Ele é considerando por historiadores, colecionadores e críticos, um dos mais importantes artistas populares do Brasil. Hoje, já falecido, continua fazendo sucesso mundialmente com suas inovadoras criações, que chegam a custar de R$ 15 mil a R$ 22 mil. Usando o movimento dos galhos de árvores de mangues, raízes e troncos, criava esculturas e móveis exuberantes e escrevia nas peças personalizando cada uma. As cadeiras criadas por ele assumem um aspecto singular, umas com três pernas, outras com cinco, nenhuma com padrão convencional de móveis.

Iniciou-se no mundo das artes na oficina de fabricar tamancos do pai. Aos 40 anos, construiu uma espreguiçadeira, sua primeira peça de mobiliário. Em 1980, construiu o Bar Redondo, que deu início à sua carreia de escultor e designer de móveis cujas mesas e bancos pareciam esculturas. Expôs no Museu de Arte Popular da Paraíba e na Casa Cor de São Paulo, em 2001, com prêmio para o ambiente do designer Arthur Casa, com a cadeira de três pés e espaldar alto. Uma cadeira do artesão foi exposta na feira de Art-Madrid, Espanha, o que chamou atenção de admiradores de design e colecionadores de todo o mundo.

Uma exposição montada na Loja Inside Mobiliário, com a curadoria de Orlando Lemos – um dos maiores conhecedores e colecionadores de arte popular de Minas –, nos deu o privilegio de ter acesso a algumas peças deste fantástico artista.

Essa é a história de um artesão semianalfabeto, da Ilha do Ferro, que conseguiu criar e desenvolver “design popular brasileiro” com a mesma qualidade e talento dos designers famosos internacionais.

 

“Beija-flor da margem do ribeirinho da praia do amor.

Ele está beijando as árvores todas cheias de flor”

  1. do   AL – F.R.S

 

Flávia Freitas

Comentários