Você aparenta a idade que tem?

Foto Lucas Prates
Foto Lucas Prates

Exercícios e bons hábitos retardam envelhecimento.

Já parou para pensar que os seus hábitos podem influenciar diretamente no envelhecimento? Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 30% do envelhecimento tem a ver com a genética, os outros 70% estão relacionados com os nossos hábitos.

Pasmem, segundo a pesquisa, começamos a envelhecer aos 28 anos e o corpo se desgasta por dois motivos: limitação biológica e genética e hábitos como estresse, álcool, tabaco e sol.

A fisioterapeuta Thaís Godoy explica que além desses hábitos relacionados à alimentação, tem também os comportamentais ligados ao estilo de vida. “O envelhecimento sem um bom nível de atividade física pode provocar uma redução de força, perda de mobilidade articular e sensoriais, que prejudicam a capacidade coordenativa. E isso vai interferir diretamente no equilíbrio e aumentar o risco de quedas, lembrando que cerca de 90% delas comprometem pessoas acima de 65 anos”.

Outros fatores influenciam nas quedas como problemas visuais e alguns  medicamentos que agem no sistema nervoso central (como antidepressivos e ansiolíticos), porém, Thaís ensina que exercícios físicos ou funcionais com o acompanhamento de um profissional qualificado são sempre bem-vindos. “O sedentarismo acelera o processo de envelhecimento, portanto os exercícios vão influenciar diretamente na qualidade de vida. O ideal é escolher atividades que consigam unir o ganho de força muscular e o equilíbrio”.

Foto Lucas Prates
Foto Lucas Prates

Segundo a fisioterapeuta, as quedas podem ser fatais. “Os efeitos da imobilidade nos idosos são devastadores, pois aceleram o processo de envelhecimento e agravam o índice de fragilidade. Além disso, as fraturas da cabeça do fêmur normalmente levam à cirurgias e todos os riscos inerentes a esse tipo de intervenção. E o idoso pode perder sua independência”.

Como prevenção ela sugere:

  • Exercícios que melhorem a força muscular e o equilíbrio;
  • Utilização de corrimãos em escadas;
  • Tapetes antiderrapantes e barras no banheiro;
  • Manter os locais bem iluminados e até uma luz noturna, para deslocamentos a noite (como idas ao banheiro, por exemplo);
  • Cuidados com terreno irregular;
  • Não deixar objetos em locais altos e de difícil acesso e, se precisar, utilizar escadas adequadas para alcançar os mesmos.

Salvar

Comentários