Tirando manchas
Dicas de como tirar manchas de tecidos sempre é bom.
Hoje, termino a série de artigos baseados no livreto da Trousseau intitulado Área de serviço, no qual a marca de enxovais ensina a cuidar das peças, desde a lavagem, secagem, formas corretas de passar e guardar. A última parte é sobre como tirar manchas.
O livrinho foca em roupas de cama mesa e banho, mas é claro que as dicas de tirar manchas podem ser aplicadas também em roupas. Basta saber o tipo de tecido. Como disse anteriormente, o material é antigo, época em que não existiam os produtos revolucionários de tirar manchas como vanish e similares, que removem as manchas de roupas brancas e também trazem a versão para peças coloridas, sem danificar a cor. Mesmo assim, sempre é bom experimentar primeiro uma solução caseira, pois não podemos desconsiderar que esses produtos, com uso excessivo, podem danificar o tecido.
Vamos às dicas:
Frutas vermelhas e frutas comuns: Se a mancha ainda estiver úmida, pulverize com sal e sabão líquido suave. Deixe agir por duas horas e enxágue bem. Se amancha estiver seca, uma solução de bórax (uma parte para seis de água) pode remover a mancha. Deixe o local de molho até a mancha desaparecer.
Sangue: Trate as manchas de sangue imediatamente. Lave bem com água fria – nunca com água quente, pois isso fará a mancha ficar para sempre –, depois tente uma das opções: pulverize a mancha com amaciante de carne sem cheiro; ou passe um pano úmido embebido em água oxigenada, deixe borbulhar e depois lave com pano novo. Repita se precisar. Para mancha de sangue seca: deixe embebida em água fria e duas xícaras de sal or uma noite. Lave de forma normal.
Manteiga ou margarina: Misture uma colher de chá de detergente com água morna. Aplique na mancha e passe um pano. Pode ser preciso repetir algumas vezes. Outra maneira é misturar uma parte de vinagre branco e duas partes de água. Sature a mancha e passe um pano até secar. Lave de forma usual.
Cera de velas sobre forros de mesa: Retire delicadamente a cera, que pode ser removida facilmente com a unha. Se a cera estiver mole, endureça com um cubo de gelo. Coloque a peça entre duas folhas de papel pardo e passe com ferro morno; a cera restante será absorvida pelo papel. Se a cera for colorida, lave com alvejante.
Café e chá: Aplique uma solução de bórax (uma parte para seis de água) diretamente na mancha e em seguida lave em água morna e com sabão
Graxa: Não deixe a graxa assentar. Pulverize a macha de graxa nova com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por duas horas até o pó engrossar. Raspe e repita o processo. Escove o pó e lave de forma usual.
Esta dica aqui não está no livreto, mas já usei e funciona mesmo. Pode parecer estranho, mas não se assuste. Dá certo. Se a graxa já tiver secado funciona também, porque amolece a graxa: Aplique um pouco de manteiga ou margarina sobre a mancha, usando uma escova de dentes velha e limpa. A gordura da margarina vai se prender por afinidade à gordura da graxa e umedecer a mancha, facilitando a remoção. Com a ajuda da escova, esfregue com cuidado para não estragar o tecido e enxágue com água quente. Retire o máximo de graxa que puder repetindo este processo para amolecer a mancha e repita esses passos até remover a graxa. Depois, remova o excesso de gordura lavando com um detergente neutro incolor, e água quente.
Batom: raspe o máximo que puder com uma faca cega. Use pré-lavagem por pulverização e esfregue com toalha branca limpa. Lave de forma usual.
Mofo: Aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. Deixe a peça assentar no sol por algumas horas. Lave de forma usual, mas separadamente.
Marcas de queimado: Tarte da mesma forma que o mofo, mas não é necessário secar ao sol.
Vinho: Vinho branco é removido facilmente com lavagem normal. O vinho tinto pode ser tratado de duas formas: Esfregue sal na mancha e enxague em água fria, se a mancha persistir, esfregue sal para remover; ou sature a mancha com club soda até desaparecer.
Esta dica também não está no livrinho: assim que o vinho derramar, ponha pedras de gelo no local. Esfregue as pedras. O gelo vai derretendo e a mancha vai se desfazendo. Depois é só lavar de forma usual.
Isabela Teixeira da Costa