Obesidade provoca problema até na gengiva
Excesso de peso pode acentuar problemas na boca.
Só o que me faltava. Já não chega o tanto de problema que atribuem ao excesso de peso, agora acrescentaram mais um na lista. Penso que a turma que luta incessantemente para reduzir o grande de número de obesos no mundo, não vai parar de descobrir problemas de saúde em consequência do sobrepeso, enquanto o índice de pessoas gordinhas não cair drasticamente.
A mais recente descoberta é de que o excesso de peso eleva em 11% o risco de ter uma periodontite, e ser obeso eleva esse risco em 22%, é o que revela estudo apresentado em uma conferência da Associação Internacional de Pesquisa Dental (IADR) em junho deste ano. A periodontite é uma doença que começa com uma inflamação na gengiva caracterizada por danos no osso e nas fibras de sustentação dos dentes. Já o risco de ter uma periodontite de moderada a severa foi 12% maior entre os participantes com sobrepeso e 27% maior entre os obesos.
O estudo, coordenado pelo pesquisador Marco Peres, da Universidade de Adelaide, na Austrália, avaliou 539 brasileiros de 31 anos de idade que passaram por exames periodontais em 2013. A cirurgiã dentista Regina Bregalda explica que a pessoa obesa costuma ter uma resposta inflamatória exagerada e, como a doença de gengiva é uma doença inflamatória, a obesidade se torna um fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de problema.
A periodontite costuma acontecer na vida adulta, após os 30 anos, decorrente de uma gengivite não tratada ou mal curada. A placa bacteriana endurece e forma o cálculo gengival (tártaro), que afasta a gengiva dos dentes e cria uma bolsa periodontal. As bactérias entram pela gengiva e atingem o tecido ósseo dos dentes e as fibras de ligamento que os sustentam. Eles podem ficar moles e até cair.
Que dizer que a chance de um obeso ficar banguela e precisar de dentadura é maior do que em uma pessoa magra. Graças a Deus que agora tem implante, o que descarta a dentadura. Obesos, não fumem! Neste quesito, os fumantes estão em prejuízo, porque o implante em fumante não fixa. Como tem mais magro fumante do que pessoas com excesso de peso, já viram, não é mesmo… Magrinhos fumantes se cuidem, porque se perderem dentes, vão acabar com dentadura mesmo…
Brincadeiras à parte, segundo a dentista, especialista em implantes e reabilitação oral, as bactérias alojadas na gengiva se deslocam pelo organismo e se instalam em outros órgãos, prejudicando seu funcionamento. Nesse caso está o mais conhecido dos problemas, e o único que é, de fato, causado diretamente pela inflamação na boca: a endocardite bacteriana. ‘’Quando a bactéria da gengiva passa pela corrente sanguínea e cai nas veias que levam sangue ao coração a membrana da válvula se infecciona’’. E isso é sério.
Isabela Teixeira da Costa