O que não combina com sol?

C12N7W USA, New Jersey, Jersey City, Young woman testing perfume. Image shot 2011. Exact date unknown.

Frutas cítricas, alguns vegetais. Perfumes e até maquiagens podem causar danos à pele, quando expostos ao sol.

Todo mundo sabe que mexer com limão e tomar sol pode causar queimaduras graves, de até segundo ou terceiro grau. A gente acaba aprendendo com a experiência. Já fiquei com manchas na mão. Tinha feito alguma coisa com limão, lavei a mão, mas não foi tão bem lavada assim, então não chegou a queimar, mas ficou um bom tempo com manchas escuras.

O que pouca gente sabe é outras frutas causam o mesmo efeito, como tangerina, mexerica e lima da pérsia. Segundo o dermatologista paulista Fernando Macedo, isso ocorre por causa dos compostos chamados de furocumarínicos.

“Eles estão presentes nas cascas dessas frutas e reagem à radiação solar provocando lesões na pele. Além das frutas alguns vegetais como aipo, coentro, cenoura, erva-doce e nabo também contém compostos que podem desencadear as reações chamadas de fototóxicas. A melhor maneira de evitar esse tipo de transtorno é lavar bem as mãos ao manipular as frutas e as folhas destes vegetais”, recomenda o Fernando Macedo.

Queimadura de limão
Queimadura de limão

O que pouca gente sabe é que o perfume não tão inofensivo assim. Mulher sabe ser vaidosa, se prepara para o verão porque geralmente vai para a praia ou piscina. Se prepara na academia para ficar com o corpo bem sarado, passa protetor solar, e aí abusa do perfume e algumas inclusive se maquiam antes de ir para a praia.

É exatamente aí que mora o perigo. Depois de um tempo pode começar coceira e manchas vermelhas. Segundo a dermatologista Jucele Bettin, as manchas são causadas pela fragrância, porque os perfumes podem conter substancias sensíveis à luz que, assim como o limão, pode causar manchas e até mesmo queimaduras na pele quando entram em contato com o sol.

“Em geral no perfume, existem um mix de substâncias com acidez, que associadas a luz, calor e suor geram o potencial alergênico. Se você sentiu na pele os efeitos do problema, suspenda o uso da fragrância completamente, mesmo quando estiver longe do sol para evitar irritações. Use hidratantes sem fragrância e espere a pele se recuperar para voltar a se perfumar.
Normalmente, esse tipo de mancha costuma desaparecer com o tempo, mas de acordo com sua necessidade, o uso de cremes à base de corticóide podem ser administrados para solucionar o problema”, explica Jucele.

Segundo a dermatologista, o ideal é que a pessoa tome um banho antes da exposição ao sol com um sabonete neutro e evite o perfume. O mesmo cuidado deve-se ter com algumas maquiagens que tem substâncias químicas em sua composição. O ideal é usar apenas o protetor solar.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários