O que é prioridade na sua vida?
Você pode estar usando muita energia para algo que não é prioridade.
Atualmente, quando uma criança nasce, nasce também toda uma expectativa de vida que é traçada pela família e pela sociedade que a cerca. Para qual time ela vai torcer, em quais escolas vai estudar, qual faculdade irá cursar, em qual multinacional importante vai trabalhar. Muitas vezes, essas influências nos fazem acreditar que é realmente isso que queremos, porém essas cobranças fazem com que nós tenhamos uma falsa percepção do que é importante para nós. Devemos sempre nos perguntar se o que toda uma sociedade espera de nós é efetivamente o melhor para nós mesmos.
Segundo a life coach Luciane Cadan, esses casos são muito simbólicos porque ocorrem com a maioria das pessoas. Dizem que é preciso trabalhar duro para que se alcance sucesso em uma carreira, seja ela de engenharia, direito, medicina, etc. Porém, o que é importante para uma pessoa não será necessariamente importante para o outra. Mas você sabe realmente identificar quais são as prioridades da sua vida?
Geralmente, descobrimos estes pontos importantes em pequenas coisas, porém também pecamos ao deixar esses detalhes passarem batidos aos nossos olhos. Para identificar o que tem maior importância para nós, devemos analisar o que nos faz felizes, o que nos deixa bem e conectados com nós mesmos.
Luciane conta que existe um exercício para descobrir quais são as coisas mais importantes na sua vida que merecem toda a sua energia. “Pare e analise quais são as coisas das quais você não consegue viver sem, coisas que te oferecem prazer e benefícios, a curto, médio e longo prazo. Mas faça realmente uma reflexão, pois existem coisas das quais dependemos para viver bem, e que pelo fato de termos elas presentes diariamente, esquecemos de sua importância. Depois de montar a sua lista, veja quais dos itens merecem mais atenção, e por fim, encaixe esses itens no seu dia a dia. Se eles já estão presentes, apenas aumente a frequência, se fizer sentido para você”.
De alguma forma, todas essas coisas devem interagir e fluir naturalmente sem excessos. Quando você descobre quais são os itens mais importantes, de fato pra você, passa a depositar a sua energia com outro aspecto, sendo algo mais prazeroso e natural. No fim de tudo isso, você já terá andado um bom pedaço da sua busca pelo equilíbrio.
Para mim, prioridade é ter um relacionamento íntimo com Deus, é ter paz interna. Deitar e ter um sono tranquilo e profundo, pode até não ser longas horas – eu não durmo muito – mas o tempo que for é daqueles que realmente descansa, nada de insônia. A prioridade é ser alegre, ter saúde, uma família que se ame, amigos sinceros (mesmo que sejam poucos), um trabalho pelo qual a gente seja apaixonado e não aquele que temos que exercer para ganhar um salário para viver.
Isabela Teixeira da Costa