Maternidade depois dos 40
Cada vez mais as mulheres estão optando por serem mães aos 40 anos. O que isso representa e quais são os riscos para a mulher e para o bebê?
Há algum tempo, engravidar após os 40 anos era sinônimo de risco gestacional tanto para as mães, quanto para os bebês. Mas graças aos avanços da medicina como o congelamento de óvulos e fertilização in vitro, é possível passar por uma gestação sem sustos e realizar o sonho da maternidade sem abrir mão de uma carreira profissional e estabilidade financeira.
A mulher moderna quer mais tempo livre para viajar, se especializar e ao mesmo tempo curtir a vida à dois, sem se preocupar com uma complicação gestacional em decorrência de sua idade. Isto é, uma grande parcela feminina está optando pela maternidade no momento em que elas verdadeiramente querem e não mais por convenções sociais.
Casos recentes como de Karina Bacchi, que aos 41 anos optou por ser mamãe de primeira viagem e por produção independente, mostra como mulheres independentes, com carreiras de sucesso, estão no comando, inclusive, na hora de engravidar.
Mas riscos podem ocorrer. A apresentadora Eliana ganhou sua filha Manuela, no primeiro semestre de 2017, depois de passar por um longo período de repouso em função de problemas gestacionais. Logo no início da gravidez teve que fazer uma cirurgia para reforçar a parede do útero. Depois, aos cinco meses, sofreu um descolamento de placenta. Graças a Deus e aos intensos cuidados médicos, tudo deu certo e mãe e filha passaram tão bem que nem foi necessário ir para emcubadora.
À espera de gêmeas, Ivete Sangalo entrou para lista de mamães famosas que engravidaram. A cantora está com 45 anos e revelou que a gestação é fruto de fertilização. No início de 2017, a atriz e apresentadora Antonia Fontenelle, 43 anos, e o cantor Jonathan Costa, de 23 anos, comemoraram a chegada do primeiro filho do então casal, Salvatore.
Este também é o caso da apresentadora e youtuber, Fernanda Comora, está para ter sua segunda filha, Sophie, a qualquer momento. Com uma rotina cheia de atividades, a apresentadora do Programa Profissão Mulher e do Arruma Mala, ao invés de desacelerar, esteve com sua agenda repleta de compromissos e aumentando o ritmo das gravações do seu programa diário e do canal no Youtube, que mostra experiências turísticas em destinos nacionais e internacionais.
Às vésperas do nascimento de Sophie, Fernanda conta que ter um filho com mais maturidade pode garantir uma boa estrutura emocional e familiar. “O tempo faz a gente ter percepções diferentes da vida e com a gravidez não é diferente.”
Dicas como alimentação saudável, felicidade na vida pessoal e profissional são relevantes para que essa mamãe tenha uma gestação tranquila. No entanto, os cuidados médicos são indispensáveis durante a gravidez, ressalta Fernanda.
É fato que observações genéticas e possíveis doenças pelo qual a mulher tenha passado durante a vida, podem sim interferir na gestação, mas estes casos acontecerão em qualquer idade desta mulher, e não somente se a mamãe optar pela gestação após os 40.