Evite o roubo de celular
Mais de 60 celulares são roubados por hora no país e revendidos. Existe uma maneira de acabar com isso.
O roubo de celular virou uma prática comum em todo o Brasil. É fácil furtar o aparelho porque a maioria das pessoas anda na rua falando ao celular ou teclando e isso as distrai, dando toda a oportunidade para o ladrão. O interesse nos aparelhos é grande porque eles são sinônimo de dinheiro vivo para os bandidos, pois podem ser revendidos, sem problemas.
Por sinal, os pontos de vendas de celulares roubados são conhecidos por populares e policiais e ninguém faz nada a respeito. E o mais grave: pessoas que foram roubadas costumam ir a esses lugares na tentativa de reaver seu celular ou de comprar outro igual, por um preço bem abaixo do mercado, alimentando esse comércio ilegal.
No ano passado, só em São Paulo foram roubados 240 mil celulares, 23% a mais que em 2015. Os dados são de um levantamento feito pela GloboNews, com a ajuda da Lei de Acesso à Informação, uma média de 650 casos por dia. Em setembro de 2016, foram roubados, no Rio de Janeiro, mil celulares.
Em Minas Gerais, no ano passado, era roubado um celular a cada 5 minutos. O crime teve salto de 35% no estado e 20% em Belo Horizonte, segundo dados de pesquisa da Secretaria de Segurança Pública.
Clique aqui e leia mais sobre o assunto.
Uma pesquisa da companhia Bem Mais Seguro, feita em 2014, que levou em conta ocorrências em Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, apontou que 63 celulares são roubados por hora nas principais capitais brasileiras e o Rio de Janeiro é líder geral em assaltos. Com um aumento de 23% registrado em pesquisa recente, representa um resultado anual de furtos de mais de 670 mil aparelhos por ano. E a cidade do Rio de Janeiro é campeã nos assaltos.
Hoje, com o localizador nos celulares é possível saber onde estão, porém a polícia não pode invadir nenhum local para reaver o aparelho, e como também não atua na inibição da venda das peças roubadas, o crime continua livre, leve e solto.
Mas o que podemos fazer para nos proteger? Ficar mais atentos e não falar ao celular em locais públicos. Isso diminuirá bastante os furtos, mas não acabará. Mês passado uma colega de trabalho foi assaltada dentro do ônibus e só levaram o celular. Simples assim. Ela atendeu a uma ligação, guardou o aparelho em sua mochila. Menos de um minuto depois um rapaz assentou ao seu lado, encostou algo em sua cintura, pediu o celular. Ela entregou, ele desceu do coletivo e pronto.
Mas descobri uma coisa que pouca gente sabe. Existe um número dentro dos aparelhos, o imei do celular, que se informado para a operadora, não apenas bloqueia a linha, como também bloqueia o celular e isso torna o aparelho um simples peso de papel, pois nunca mais funcionará. Este número já está sendo exigido na hora da venda do celular e ele consta na Nota Fiscal. Não é bacana de mais? Podemos ficar sem o aparelho, mas o bandido não conseguirá vender.
Se não tiverem mais o que vender, com certeza este crime vai diminuir, até acabar. Ou seja, nós mesmos, proprietários dos aparelhos, podemos agir contra esses ladrões e minar suas ações.
Como saber qual o imei do seu celular? Digite *#06# e o número vai aparecer. Anote em local seguro, e que fique sempre com você, só não pode ser no celular, pois se ele for roubado você não terá acesso ao número. (kkkk, desculpe não resisti). Caso você se torne vítima, é só dar este número na operadora. Pronto, ficamos sem celular, mas o bandido também. Mais dicas de segurança na ilustração abaixo.
Fica a dica.
Isabela Teixeira da Costa
4 Comentários para "Evite o roubo de celular"
Não esclareceu nada. Todos já sabemos disso. Interessa saber o que fazem com os telefones bloqueados, se o crime continua a aumentar.
Dalton, nem todas as pessoas sabem disso, por isso decidi divulgar. Mas veja o comentário do Márcio Corrêa. Pelo visto bloquear não adianta nada. Que pena.
Na realidade não. A maioria dos celulares do mercado é possível adulterar o número imei. E mesmo que não consiga, as peças do telefone ainda são altamente comercializazeis com imei ou se imei.. Essa solução de bloquear o imei apenas fecha uma das portas mas certamente em NADA, mas absolutamente NADA tem qualquer impacto no mercado de foubo de telefones móveis. Se realmente fosse de interesse do governo acabar com o problema, bastava reducir os impostos a níveis justos como algo de 1 ou 2 % e altomaticamente deixaria de valer a pena o roubo. As peças chegariam a um preço muito mais baixo o que inviabiliza o risco do roubo. Essa solução que vc descobriu é uma falácia…Pois é o mesmo que ocorre co o roubo dos carros… O roubo em nada diminui com o fato do carro não ser revendido… eles apenas depenam e destroem o que restar…
Pôxa, então estamos lascados mesmo. Quem me deu esta informação foi o mesmo que deu entrevista na Fátima Bernardes ano passado e garantiu que os celulares passam a ser apenas peso de papel. Que pena. Até porque se depender de governo abaixar imposto, nunca resolveremos este problema.