Dicas de filmes para as férias

Nada como um bom filme para distrair e se emocionar nas férias.

Quem não gosta de cinema? Está aí uma coisa rara de encontrar. E hoje, com a TV a cabo, sky, Netflix, filmes on line, etc, o que não falta são oportunidades de ver e rever bons filmes.

Quando estava cursando jornalismo aproveitei para adquirir o DVD de inúmeros bons filmes sobre a profissão, aqueles clássicos. Sou dessas, prefiro colecionar filmes do que CDs de músicas. Tenho uma filmoteca variada em gênero, só não tenho terror e ficção, que não sou muito chegada. Recebi algumas indicações do Sistema de Ensino Poliedro, com histórias e enredos comoventes e inspiradores, que ressaltam o papel transformador da educação e a importância do trabalho desempenhado por professores. Estes filmes também são indicados para alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Alguns deles eu tenho e a maioria já assisti. Vale a pena conferir:

nenhum1-      Nenhum a menos

Direção: Zhang Yimou. China, 1999, 106 minutos.

Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman, Sun Zhimei.

Sinopse: no interior da China comunista, uma garota de 13 anos fica com a obrigação de cuidar dos alunos de uma escola primária muito pobre. Prometem uma recompensa se ela não perder nenhum deles. Entretanto, um garoto desaparece e a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção a cidade em busca de um emprego para ajudar no sustento da família. O resultado da história é tão criativo e repleto de emoção que a obra conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza de 1999.

vozcoracao2-      A voz do coração

Justificativa da indicação: o filme mostra a relação entre professor e aluno, utilizando a música como desenvolvimento pessoal e intelectual.

Direção: Christophe Barratier.

Elenco: Gérard Jugnot, François Berléand, Jacques Perrin.

Sinopse: Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), por meio do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

Russell Crowe starred in this true story of a brilliant but arrogant mathematician, which received four Academy Awards.

3-      Uma mente brilhante

Justificativa da indicação: aborda temas relacionados à disciplina de matemática, respeito as regras, bullying e perseverança.

Direção: Ron Howard

Sinopse: baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

billy4-      Billy Elliot

Direção: Stephen Daldry. Inglaterra, 2000, 111 minutos.

Elenco: Julie Walters, Jamie Bell, Jamie Draven, Gary Lewis, Jean Heywood, Stuart Wells, Nicola Blackwell.

Sinopse: o filme trata da história de um garoto de família humilde, que faz lutas de boxe, mas acaba se deparando com a dança. O desejo de se tornar bailarino o faz enfrentar seu pai, com o apoio de sua professora. Billy tenta fazer com que o pai o apoie e o ajude a alcançar o seu desejo (ser bailarino).

aomestrecarinho5-      Ao mestre com carinho

Direção: James Clavell. Inglaterra, 1967, 105 minutos.

Sinopse: Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas fica desempregado e resolveu dar aulas em Londres, na Inglaterra. Ele começa a ensinar alunos, em sua maioria brancos, em uma escola no bairro operário de East End. Então, o professor se depara com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amedronta e enfrenta o desafio de lecionar para uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir seu caminho como mestre ou voltar ao antigo cargo.

Isabela Teixeira da Costa

Salvar

Comentários