Cuidado com pulgas e carrapatos no verão

Leka
Leka Foto Isabela Teixeira da Costa

Cães e gatos são mais suscetíveis a pegar pulgas e carrapatos em dias quentes. Saiba como eliminá-los.

Outro dia achei um carrapato na minha cachorrinha. Fiquei maluca. Moro em apartamento, raramente saio com ela na rua para passear, mas vou com frequência ao sítio. Mesmo assim ela nunca voltou com carrapato, porque sempre passo Frontline ou Max3.

Claro que matei o bicho, mas passei mais uns quatro dias alisando a bichinha e revirando ela de tudo em quanto é jeito para ver se não tinha mais nenhum visitante incômodo. Pois não é que achei mais um. Mandei para o banho e pedi que passassem o Max3 de novo, porque ele pode ser passado no mesmo dia do banho, já o Frontline só depois de uns três dias.

Umas duas semanas depois, acordamos, dei a ração e assim que ela comeu ela enlouqueceu. Não entendi nada. Começou a coçar o focinho e o bigode (é uma Schnauzer), raspar o chão com a pata, beber água, correr, morder as patas, esfregar o focinho no chão. Peguei a Leka no colo, olhei se tinha alguma coisa errada, penteei o rosto dela todo com pente fino, abri o bigodão e não vi nada.

Como eu tinha misturado um pouco de patê na ração, fiquei pensando que pudesse estar azedo e dei Buscopan. Nada. Na véspera tinha quebrado uma garrafa de suco de uva, pensei que tivesse comido caco de vidro – poderia ter caído algum na vasilha e eu não tivesse visto.

bravectoCorri no veterinário e ele achou mais um carrapato agarrado no lábio dela. Vivinho da Silva. O Max3 não estava cumprindo seu papel de matar o bicho. Aí o veterinário me receitou o Bravecto, um comprimido bem carinho, mas que tem duração de três meses. Eu também comprei uma solução que a gente dilui na água e passa no chão da casa, para matar algum outro que estivesse andando por lá. Acabei com o problema de vez.

Pouco tempo depois recebi um material a Virbac dizendo que o verão é a época em que pulgas e carrapatos nadam de braçada. Segundo a gerente da marca, nem os pets criados dentro de casa estão livres do problema, sendo que os donos devem ficar atentos às doenças que podem ser ocasionadas a partir da picada de pulgas e carrapatos.

Os animais podem pegar os parasitas em contato com outros, durante passeios por ruas e parques ou até mesmo em pet shops. Para desespero geral, nós mesmos podemos levar ovos ou larvas de pulgas para dentro de casa em nossos sapatos ou mesmo através do contato com outros animais infestados. Por isso, mesmo animais que raramente saem de casa devem usar produtos preventivos para pulgas e carrapatos.

A picada desses parasitas podem causar, além da alergia que provoca a coceira, a pulga pode transmitir o Dipilidium canis (um tipo de parasita intestinal), puliciose (alta infestação por pulgas), que podem causar anemia principalmente em filhotes e em animais debilitados.

effiproJá o carrapato é transmissor de doenças transmitidas por protozoários (Babesiose) e por bactérias (Erliquiose). A Babesiose infecta e destrói glóbulos vermelhos e a Erliquiose destrói glóbulos brancos. São doenças que podem levar os animais a desenvolverem manifestações clínicas variáveis que se não diagnosticadas e tratadas no início levam o animal a óbito.

Agora, foi lançado o Effipro Spray, uma nova solução no combate a pulgas e carrapatos, com efeito imediato e pode ser aplicado em cães e gatos a partir de dois dias de vida. Com efeito para pulgas por até quatro semanas e de carrapatos por até duas semanas.

Quanto mais armas melhor para proteger nossos pequenos.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários