Como combater a flacidez no pescoço
A perda de tonicidade e firmeza da pele favorece a flacidez em regiões como pescoço, braços e rosto. Veja as causas, cuidados e tratamentos.
À medida que a idade avança, a flacidez aparece. Alguns pontos do corpo entregam a idade e fica difícil disfarçar. Mãos, pescoço, braços e rosto apresentam a consequência natural do envelhecimento da pele e isso incomoda muita gente.
Sou gordinha e meu braço parece com os de lutador de sumô. Mesmo quando perco peso, o braço continua lá, grande e flácido. E para complicar, a cirurgia plástica no braço não tem bons resultados, e a cicatriz fica feia, ou seja, só em último caso.
Existem alguns fatores que ajudam na flacidez do corpo como o uso de bebida alcoólica, cigarro, sedentarismo, genética e distensão da pele com o efeito sanfona de perda e ganho de peso. “Também podemos citar os efeitos danosos da exposição solar, como facilitadores para a flacidez”, afirma o dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology.
Para combater ou evitar que a pele se torne flácida, o dermatologista recomenda alguns cuidados, como por exemplo, o uso do protetor solar, no mínimo duas vezes ao dia. “Do ponto de vista de saúde, é preciso também evitar sobrepeso, ter uma alimentação balanceada e saber a procedência da carne que come”, afirma.
Além dos cuidados citados como a alimentação e uso do protetor solar, existem equipamentos desenvolvidos para tratar a flacidez no pescoço e outras regiões. “Um dos principais destaques hoje no mercado é o Megafocus, um ultrassom microfocado da Plataforma Solon (da LMG Lasers). Com apenas uma sessão, já é possível notar melhora significativa no aspecto da pele, por causa do estímulo de produção de colágeno”, ressalta.
O Megafocus consegue atingir o músculo e o enrijece, de acordo com o médico. “O músculo sofre uma contração imediata ao ser atingido pelos pontos de coagulação e isso produz um efeito lifting, que pode apresentar evolução no período de três meses após o procedimento, quando o novo colágeno continua a ser produzido”, afirma.
O equipamento age de dentro para fora, sem atingir a epiderme, dessa forma, a recuperação é imediata. “O paciente pode voltar às atividades de rotina no mesmo dia, já que os sintomas melhoram rapidamente. É importante lembrar que o tratamento é bastante seguro”, finaliza.
Existem outros tratamentos e muitos cremes, mas alguns exercícios que podem ser feitos em casa ajudam bastante, se feitos duas vezes por dia. À medida que o pescoço se fortalecer, a pele ficará cada vez mais firme.
- Ponha uma mão na testa. Empurre a cabeça contra a mão, usando-a para impedir que a cabeça se mova para frente. Você notará os músculos do pescoço agindo. Mantenha essa posição por cerca de 10 segundos. Depois, entrelace os dedos atrás da cabeça e empurre-a para trás, contra as mãos, e mantenha a posição por 10 segundos.
Sente-se com as costas eretas. Levante a cabeça para trás, de modo que o queixo aponte para o teto. Deixe a boca fechada. Na sequência, faça um movimento de mastigação com a mandíbula. Você sentirá os músculos faciais e cervicais sendo trabalhados. Repita 20 vezes.
Mais uma vez, sente-se com as costas eretas, o queixo apontado para o teto e a boca fechada. Desta vez, forme um bico com os lábios, como se fosse dar um beijo. Repita o exercício duas vezes. Embora provoque uma sensação similar à do exercício acima, esse movimento trabalha diferentes grupos musculares do rosto e do pescoço.
Seja cuidadoso com o exercício a seguir, porque ele pode lesionar seu pescoço. Deite-se na cama com a cabeça para fora da borda do colchão. Lenta e cuidadosamente, use o pescoço para levantar a cabeça em direção ao tronco, depois abaixe a cabeça para voltar à posição inicial. Repita o exercício cinco vezes, e pare imediatamente se sentir alguma dor.
- Deixe de usar sempre as mesmas expressões. Certos movimentos e expressões faciais, como inclinar a cabeça em desaprovação, podem enfraquecer alguns músculos. Para prolongar a firmeza do pescoço, tente descobrir se você abusa de algum gesto facial e evite-o.
Pequenos sulcos se formam sob a pele sempre que músculos faciais e cervicais são usados. Conforme fica menos elástica, a pele perde a capacidade de preencher tais sulcos, criando rugas e pregas permanentes no pescoço.
- Mantenha uma dieta saudável. Uma alimentação nutritiva e balanceada protege a pele. Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno — ou seja, frutas e verduras como cenoura e framboesa — facilitam a renovação celular, deixando a pele mais saudável.
Frutas e vegetais amarelos a alaranjados são ricos em vitamina A e betacaroteno. Tais substâncias, combinadas com o consumo adequado de água, melhoram a substituição das células, o que resulta numa pele mais saudável e menos sujeita à flacidez.
Alimentos ricos em ácidos graxos, como nozes e azeite de oliva, deixam as células mais hidratadas.
- Mantenha-se hidratado. A pele bem hidratada parece mais saudável e firme, e está menos sujeita a ficar flácida e enrugada. Consumir a quantidade apropriada de água todos os dias ajuda a enrijecer o pescoço.
Mulheres devem beber pelo menos nove copos d’água por dia, e homens, 13. Atletas e mulheres grávidas podem precisar de até 16 copos por dia.
- Use hidratante diariamente. Escolha um produto repositor de colágeno e elastina, destinado ao seu tipo de pele. Manter o pescoço adequadamente hidratado o ajuda a continuar firme.
Mesmo as pessoas de pele oleosa precisam usar hidratante. Para elas é recomendado o uso de um produto sem óleo e não-comedogênico.
Peça a ajuda de um dermatologista ou de um esteticista para determinar seu tipo de pele. Muitos desses cosméticos, além de repor o colágeno e a elastina, têm componentes que melhoram a aparência da pele, como o silicone e o ácido hialurônico.
Dê preferência a hidratantes com proteção solar, que são ainda melhores para aumentar a firmeza da pele.
Isabela Teixeira da Costa
Fonte: http://pt.wikihow.com/