Como acabar com a fofoca dentro da empresa
O mentor de pequenas e médias empresas, Marcus Marques, ensina como acabar com a fofoca dentro das empresas.
Marcus Marques
Vou lhe confessar algo: acredito que um dos piores defeitos de um colaborador é a fofoca. Digo isso porque os prejuízos que ela causa, em ambientes organizacionais, são imensos, e se não forem controlados, podem gerar situações constrangedoras em sua empresa. Por isso, é fundamental tomar medidas enérgicas para cortar, de fato, este verdadeiro mal pela raiz, pois, se você adotar uma postura omissa diante de algo como a fofoca no ambiente de trabalho, ela pode causar grandes danos, à sua imagem, à imagem da sua empresa e de seus colaboradores.
Neste sentido, é necessário educar os funcionários que fazem parte do seu negócio a não disseminarem boatos, não dar ouvidos a qualquer disse-me-disse, e muito menos levar adiante informações não oficiais, que muitas vezes, são completamente infundadas e totalmente infrutíferas.
Pensando em evitar que situações como estas ocorram e virem rotina na empresa, escrevi este artigo, com dicas infalíveis, que vão auxiliar na hora de acabar com a fofoca. Confira:
Tolerância zero
Fofocas e boatos são como ervas daninhas, se proliferam como um rastro de pólvora. Posso estar exagerando nas metáforas, mas isso é necessário para que entendam o quanto falar da vida ou de acontecimentos que ocorreram com outras pessoas, dentro ou fora da empresa, é tão prejudicial, para as pessoas – funcionários e diretoria –, e principalmente, para o negócio.
Diante de ambientes em que pessoas fofoqueiras encontram espaço para destilar todo seu veneno, é essencial agir usando de tolerância zero com estes colaboradores e também contra a fofoca em si. Não estou dizendo que deve demiti-los, mas é preciso chamar atenção, dar feedbacks, e se for necessário, até mesmo repreendê-los, para que entendam o quanto estão se prejudicando e prejudicando a empresa como um todo.
A postura do diretor faz toda a diferença
A postura que o diretor, enquanto empresário e empreendedor, figura de extrema importância para o negócio, adota diante da fofoca vai fazer toda a diferença na hora de eliminá-la da empresa. Digo isso, pois conheço muitos empreendedores que tomam decisões importantes, que vão afetar a vida profissional de todos, e não fazem a menor questão de comunicar ou esclarecer a situação a seus colaboradores. Isso dá margem para diversas interpretações sobre o ocorrido e faz com que os funcionários fiquem especulando o que pode estar rolando nos bastidores.
Existe também aquele empresário que simplesmente ignora os prejuízos que a fofoca pode causar ao ambiente e ao clima organizacional e acaba até participando de sua disseminação, sem o menor pudor. É preciso tomar bastante cuidado, pois ao fazer isso, está legitimando atitudes semelhantes e, caso ocorram situações desagradáveis no futuro, não poderão cobrar nada de seus colaboradores, pois foi uma das pessoas que ajudaram a proliferar informações sem fundamento.
É essencial prezar sempre pela transparência em todas as partes, em todos os negócios e departamentos da empresa, pois assim, não haverá espaço para que a fofoca e os fofoqueiros se sintam à vontade para falar do que quer que seja, já que tudo está sendo feito inteiramente às claras.
Comece educando os gestores
Os líderes e gestores que estão na empresa, são os principais elos existentes entre o diretor e os demais colaboradores. Portanto, se torna essencial que eles sejam aliados na batalha contra a fofoca e jamais participem da disseminação de qualquer informação não oficial, seja ela sigilosa ou não. Transforme-os em verdadeiros patrulheiros, pedindo para que fiquem de olho naqueles colaboradores que costumam fofocar em excesso, para que conversem com eles e tentem, ao máximo, esclarecer tudo para que não haja brechas para a fofoca se perpetuar.
Mostrar que não existem benefícios na fofoca
Provar, por A+B, que não existe benefício nenhum ao disseminar ou participar de uma fofoca, é algo que você pode fazer para eliminá-la de dentro da empresa. Para conscientizar a equipe, investir em palestras, workshops e treinamentos, que mostrem exemplos claros de que fofocar só causa prejuízos, não só pessoais, como profissionais. Reforçar ainda que aqueles que ficam falando mal dos outros e repassam informações que não lhe competem, serão punidos e ficarão tachados como fofoqueiros; o que pode acabar afastando não só as pessoas de sua companhia, mas também suas oportunidades de crescimento profissional na empresa.
Discrição é fundamental
A discrição é a melhor saída para não cair na tentação da fofoca. Por isso, o que eu aconselho que se faça, pratique e desenvolva no dia a dia é a capacidade de se tornar uma pessoa cada vez mais discreta, que não se envolve em fofocas e muito menos as dissemina.
Educar os colaboradores para que sejam assim também, ensinando-os a realmente ignorar aquilo que não lhes diz respeito, se negando a ouvir o que o fofoqueiro tem a dizer e até mesmo o repreendendo se for necessário.
Em qualquer ambiente, seja ele empresarial ou não, estamos sujeitos a conviver com a fofoca, pois ainda estamos aprendendo como lidar com pessoas, com suas características e formas de ver o mundo. É por isso, que é necessário ter bastante paciência, perseverança e sabedoria para colocar todas estas dicas em prática, já que fofocar é um costume que está entranhado nos hábitos de diversos tipos de profissionais.
Mas, mesmo diante desta dificuldade, é importante não desistir, pois em nenhum momento eu disse que a fofoca é algo invencível. Eu confio na possibilidade de eliminação da fofoca em uma empresa, basta querer.