Chef lança projeto para crianças

Merenda EscolarJuliana Muradas, especialista em nutrição, estimula crianças e famílias a criar um vínculo sólido com a alimentação saudável.

Ainda dentro do assunto que tenho falado tanto aqui, que é dos riscos e perigos da obesidade infantil, vou destacar um projeto muito bacana que será lançado no próximo dia 25, pela chef Juliana Muradas.

Descomplicar a relação das crianças com a comida e mostrar a importância de fazer escolhas conscientes sobre o que ingerimos foram o ponto de partida para que a chef de cozinha especialista em nutrição saudável, escritora e mãe de gêmeos, Juliana Muradas, criasse o projeto educacional e cultural Inhame Inhame. A iniciativa nasceu da preocupação em discutir de forma aprofundada a questão da nutrição infantil, e o resultado foi a produção de um site e do primeiro livro da série Inhame Inhame, “Merenda Escolar”, escrito por Juliana com ilustração de Carla Irusta.

Chef Juliana Muradas / Divulgação
Chef Juliana Muradas / Divulgação

Juliana percebeu a ausência de uma abordagem sistêmica com nuances comportamentais e psicológicas, fundamentais para ajudar crianças e famílias a estabelecer um vínculo sólido e duradouro com a alimentação saudável. “As crianças são levadas, através da popularidade do tema, a conhecerem o universo das receitas e seu preparo, o que é de fundamental importância. Entretanto, um passo de relevância imensurável está se perdendo nesse caminho, que é a aproximação direta da criança com o alimento, com o semear, o adubar, o colher, o saber”, descreve a especialista.

Durante o lançamento terá uma mesa de oficina sensorial para as crianças experimentarem novos sabores. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 60% dos bebês entre 6 meses e 2 anos consomem verduras e legumes, 43% deles já consomem sucos industrializados e 48% tomam refrigerante. Nos últimos 15 anos, o número de crianças obesas dobrou: de 7,5 milhões para 15,5 milhões. No Brasil, a taxa de obesidade entre as crianças é superior à média mundial e chega a 8%. Para inverter a tendência, a OMS alerta que governos terão de adotar medidas concretas para a redução diárias de calorias e implementação de propostas com a meta de evitar que crianças sejam sedentárias.

Por isso Juliana salienta que a alimentação saudável deve ser uma prioridade. “Colocar em prática bons hábitos é uma dificuldade para muitas famílias, mas é indiscutível que uma alimentação equilibrada resulta em uma vida saudável. Queremos que o Inhame Inhame ajude crianças e famílias a estabelecer um vínculo sólido com a alimentação saudável, um hábito a ser adotado desde cedo”, explica. Ela ainda lembra que a legislação brasileira avançou muito no que diz respeito à melhoria da qualidade do lanche fornecido pelas escolas, mas seu projeto visa reforçar ações que estabelecem uma mudança de hábitos e percepção sobre a forma de se alimentar.

 

Serviço

Lançamento do projeto Inhame Inhame

Data: 25 de abril, terça feira

Horário: de 18 às 21 horas

Local: Galeria Casa Mirador (Rua Inconfidentes, 900, Savassi)

Valor do livro Merenda Escolar: R$ 40,00

Onde encontrar os livros: Feira Aproxima e Feira Fresca. Em breve no site.

Salvar

Salvar

Comentários