Caixa de ferramentas: pronta para qualquer imprevisto

ferramentasÉ muito importante ter uma caixa de ferramentas completa em casa.

Há muitos anos moro sozinha. Depois me casei, tive minha filha, me separei e desde então somos só seu e ela. Agora, só eu mesma. Sempre tive que me virar sozinha para trocar lâmpada, arrumar tomadas e fios que dão defeito, instalar equipamentos eletroeletrônicos, pregar quadros, etc.

Já passei muita raiva por precisar de determinada ferramenta e não ter. Em alguns casos acabava improvisando com faca, tesoura, estilete, porém, alguns reparos necessitam daquela chave philips e aí dana tudo. Com muito custo consegui montar uma caixa de ferramentas e hoje consigo me virar bem.

É um investimento necessário, que compensa. O problema é quando você tem ajudante no serviço.

Com base nos principais problemas do dia a dia de uma casa, uma caixa de ferramentas não pode deixar de ter:

1. Bolsa ou caixa para ferramentas

Um lugar para guardar as ferramentas é fundamental. As caixas costumam ser maiores, ocupam mais espaço, mas protegem as ferramentas. As bolsas são mais compactas e leves na hora do transporte.

2. Alicate

Tanto para arrancar um prego como para cortar um fio ou apenas segurar determinados objetos, o alicate é um grande socorro. Existem alicates com lâminas ajustáveis, ideais para trabalhos que envolvam arames, azulejos ou ladrilhos. Outros dois tipos de alicate são o universal – o mais comum, e o alicate de pressão.

3. Martelo

As opções são inúmeras. De tamanhos e formas diversas, o ideal para uma caixa de ferramentas é o de tamanho médio. Ele supre qualquer necessidade e não é muito pesado, o que facilita a sua manipulação.

4. Chave-de-fenda

De diversos tamanhos e cores, a chave-de-fenda fixa melhor os parafusos na madeira e em outras superfícies. No mercado existem alguns exemplares diferenciados, com cabo antideslizantes, ou em formatos especiais para as mãos. O ideal é ter de vários tamanhos e grossuras.

5. Estilete

Muito utilizado em trabalhos escolares, essa ferramenta pode ser útil na hora de cortar papelão ou marcar uma superfície mais dura. Pode ser usado, ainda, em serviços artesanais que exijam acabamento e precisão de corte. O melhor é o que tem trava de segurança. Somente quando a alavanca é pressionada sobre o corpo do estilete, aciona a lâmina, para que sejam efetuados os cortes e trabalhos necessários, sendo automaticamente recolhida ao soltar alavanca.

7. Trena de Precisão

Trenas são importantes para medir e planejar mudanças de móveis e a instalação de novos objetos no ambiente. Existem diversos tipos de trenas, algumas até digitais, mas para uso doméstico não precisa de tanto. Existem ainda as trenas chamadas de “trenas chaveiros”, que são menores e podem ser levadas para todo canto.

8. Micro óleo

Sabe aquele ruído indesejado quando você abre e fecha uma porta cujas dobradiças estão um pouco “ressecadas”? Então, a solução pode estar na aplicação de um micro óleo, além de lubrificar a área onde foi aspergido, evita a corrosão, retira a umidade e elimina aqueles rangidos chatos.

9. Nível

O nível é ótimo para você não deixar quadros, prateleiras, armários e outros objetos tortos. Leve, prático e fácil de ser transportado, você pode ter um 3 em 1, com três bolhas para avaliar prumo, nível e 45 graus.

10. Brocas

Sempre há uma broca ideal para colocar tipos e tamanhos diferentes de prateleiras, painéis de TV, armários ou pequenos reparos em casa e podem ser utilizadas com a furadeira ou parafusadeira. Possuem diversas espessuras, bem como diferentes características de acordo com o material que precisa ser furado.

11. Furadeira/Parafusadeira

A furadeira e a parafusadeira eram duas ferramentas, mas a Starrett juntou tudo e criou uma ferramenta multiaplicações. Perfura superfícies como madeira, aço, louça, concreto, entre outros, e a parafusadeira coloca e também retira parafusos, dos maiores aos menores.

12. Itens variados

É muito importante ter fita isolante, pregos, parafusos e buchas de tamanhos variados.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários