Broa com goiabada

broaBroa de fubá com queijo e calda de goiabada

Estou morando em Anagé, sertão da Bahia há menos de um mês. A cidade aqui é muito pequena, com apenas 25 mil habitantes contabilizando toda a zona rural e urbana. A cidade conta com apenas alguns mercadinhos que vendem o básico, há apenas uma padaria, que nem pão de sal tem, queijo minas ou branco então, nem se conhece, aqui se encontra apenas queijo muçarela, um grande pesar para os mineiros como eu.

A culinária da Bahia, principalmente do sertão, é muito mais pesada que a de Minas Gerais, e minha colega de quarto, também mineira, tem tido certa dificuldade de adaptar seu paladar. Sendo assim, o jeito tem sido improvisar na culinária do dia a dia.

Como chefe de cozinha e uma boa mineira, sou muito requisitada para fazer alguns quitutes mineiros. Fiz recentemente, para um encontro da igreja na casa de um casal, uma broa de fubá com queijo, goiabada e calda cremosa de goiabada.

Os anageenses adoraram! E olha que tive que fazer com queijo tipo muçarela, fiquei devendo a verdadeira broa para quando tiver acesso a um queijo mineiro de verdade.

Mas para vocês que têm acesso a esse queijo delicioso, que eu tanto sinto falta, segue a receita que dá água na boca:

Ingredientes:

Massa

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá cremoso
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 copo de leite
1 copo de iogurte natural
1 copo de queijo minas ralado
150g de goiabada em pedaços
1 colher de chá de fermento

Calda

200g de goiabada
1 xícara de água
5 colheres de sobremesa de açúcar

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes no liquidificador – menos a goiabada e o fermento – e bata cerca de 5 minutos até ficar homogêneo. Por último, acrescente o fermento e misture lentamente com uma colher. Unte a forma com manteiga e polvilhe com fubá, coloque a massa na forma e adicione a goiabada em pedaços por cima, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por 40 minutos.

Para a calda, coloque em uma panela todos os ingredientes em fogo médio e misture, por cerca de 15 minutos aproximadamente, até a goiabada dissolver com a água e o açúcar.

Coloque a calda sobre a broa e sirva com um café.

Mariele Amorim

  • Parece delicioooosa! Interessante o fato de ter que adaptar-se, buscando alternativas e improvisando ingredientes possíveis! Amei a receita! ?

Comentários