Aniversário em tempo de redes sociais

Fazer aniversário depois que surgiram as redes sociais, mudou bastante.

Segunda-feira estava mexendo no meu Instagram e vi um sinal na gavetinha. Fui vasculhar o que era e estava lá uma mensagem de aniversário. Uma amiga me dando parabéns. Respondi às gargalhadas porque meu aniversário foi em abril. Que fique bem claro que a mensagem estava lá este tempo todo, e eu só vi agora.

No mesmo dia, consegui falar com outra grande amiga que fez aniversário sábado. Ela estava viajando no dia. Liguei, não atendeu, retornou, não vi e foi uma sucessão de desencontros. Quando finalmente nos falamos, reclamou que não tinha visto uma mensagem minha no Facebook, mas ela estava lá, o difícil é achar.

Isso mesmo, depois da invenção das redes sociais ficou fácil parabenizar os amigos. Mas o volume é tão grande que nem sempre conseguimos achar todas as mensagens enviadas. Recebemos o aviso dos aniversários – isso é maravilhoso, porque minha memória para datas não é muito boa, se não recebo o aviso é capaz de esquecer até do meu aniversário. Abre uma janelinha para escrevermos a mensagem, apertamos enviar e pronto. Quer coisa melhor?

Com as redes sociais cumprimentamos todos os amigos, conhecidos, amigos de amigos… O problema é que são muitas ferramentas: Facebook (na página ou em mensagem in box), WhatsApp, Instagram, Linkdin, Pinterest, Twitter, e-mail… E cada amigo te deseja parabéns em uma delas. Você fica pulando de uma para a outra na tentativa de ver tudo e responder a todos, mas nem sempre alcança o objetivo.

São tantas, de tantos caminhos diferentes… Fica impossível. A solução é o agradecimento geral. Porém, a leitura é individual, mesmo assim ainda ficam algumas mensagens perdidas para trás. Outro dia, um amigo reclamou que me mandou um WhatsApp no dia do meu aniversário e eu não respondi. Teimei: “Não recebi”. Mas fui verificar. Descobri mais de 30 mensagens que não tinha visto. Passei o maior carão e fui respondendo aos amigos quase um mês depois. Eles devem ter pensado que eu estava doida varrida, solta no espaço.

Antes, anotávamos as datas em agenda, tínhamos que transferir anualmente. Se fossem muitos aniversariantes no dia, acabávamos elencando os mais chegados para telefonar. Era muito bom. Mantínhamos o contato pessoal. Como diz minha cunhada, a gente interagia.

Depois, chegou o celular, facilitou na agilidade. Anotamos no calendário, programamos o aviso anual. No dia e na hora programada ele apita. Tudo de bom. É só pegar o telefone e ligar.

Mas voltando ao século 21, o melhor das mensagens das redes sociais são as imagens que veem junto dos parabéns. Flores lindas, versículos bíblicos, filminhos – cada um mais fofo que o outro –, bolos. Ah, os bolos, é de dar água na boca. Como sou uma verdadeira formiga, gostaria que pelo menos um se materializasse. Seria tudo de bom.

Enquanto esse milagre não acontece, vamos tentando ficar cada vez mais ágeis para dar conta de administrar tantas ferramentas novas. Bem-vinda tecnologia!!!

Isabela Teixeira da Costa

  • Sinto saudade daqueles que não se convidava ninguém mas era preparado uma “cumilança” para esperar os parentes e amigos que viriam para dar o abraço de Parabéns….

  • Verdade!
    As redes sócias simplificaram muitas coisas.Mas os contatos com os amigos não se pode resumir somente a isso.
    Fica tudo muito frio. Tenho saudades dos telefonemas no dia do meu aniversário.

  • Hoje na modernidade tecnológica que nos envolve, estamos virtualmente interligados e socialmente solitários.

  • o que eu acho mais legal nessa modernidade toda, além de acompanharmos a vida de várias pessoas, que anteriormente teríamos perdido o contato, a forma de expressar carinho mudou! Hoje, como muitas pessoas comemoram aniversários em restaurantes e cada um paga o seu, não existe mais a tradição de se dar presentes, a não ser que seja alguem muito intimo, no mais, a o presente é nossa companhia no evento, pago por nos mesmos, mas ai entrou o facebook e o instagram, você de uma forma muito carinhosa pode postar fotos com o aniversariante, na própria comemoração do aniversário, ou de um de seus melhores momentos juntos e prestar uma homanagem com um texto carinhoso. Muitas vezes, esse gesto de carinho público é melhor do que caixas de bombons e lembrancinhas. Eu amo!

Comentários