Cuidado com as unhas nunca é demais

As unhas são mais delicadas do que se imagina, por isso alguns cuidados se fazem necessários para mantê-las bonitas e fortes.

Para muitos, o que mais chama a atenção em uma pessoa sãos aos mãos e as unhas são parte importante nesse contexto. Tive o prazer de conhecer duas pessoas que falavam pelas mãos: Elza Gentile e Marília Pêra. Elza era italiana alta, muito simpática, e tinha uma expressividade nas mãos impressionante. Cantava muito bem e sempre gesticulando com elegância. Os movimentos que fazia com as mãos era quase um balé que atraía o olhar das pessoas. A atriz e também cantora Marília Pêra era do tipo mignon, muito delicada, falava baixo. Muito delicada e tinha as mãos lindas. Era outra que quando falava fazia gestos que acompanhavam a oratória que encantava todo mundo.
Por isso mesmo, quando surge algum problema nas unhas incomoda tanto. Infelizmente, esses “probleminhas” podem ser mais graves do que parece. Determinadas manchas e rachaduras nas unhas podem ser sinais de que algo não vai bem com sua saúde, por isso é importante prestar atenção e ir a um dermatologista. Mas se for apenas unha fraca, lascando e escamando, tem algumas receitinhas caseiras que ajudam bastante.
Muitas pessoas, quando as unhas ficam fracas optam por usar unha ou esmalte de gel. Fica lindo sim, sem dúvida, porém, uma das etapas para esses procedimentos é lixar a superfície das unhas, até que sejam feitos vincos na parte natural, para que as postiças consigam aderir melhor às mãos. Isso deixa o tecido mais frágil, fino e consequentemente, mais fraco. Fica o alerta: lixar a parte de cima das unhas é prejudicial.
Quer ter unhas bonitas? Alguns cuidados devem ser tomados no dia a dia. Se quiser que a unha cresça com mais rapidez, em vez de só lixar, corte um pouco de vez em quando, ser como uma “poda”, e ela cresce bem mais rápido. Hidratar as cutículas é muito importante, pode ser feito com óleo de amêndoas ou de uva, mas se quiser uma solução caseira, mergulhar toda noite no azeite, por 20 a 30 minutos é excelente.
Cuide de sua alimentação, falta de vitaminas deixa as unhas fracas. Quem lava louça deve usar luvas, porque os produtos químicos usados nos detergentes são muito fortes e causam desidratação além da possibilidade de alergias ou outro tipo de problema tanto na pele quanto nas unhas. Use removedor de esmalte sem acetona, ou hidrate bem depois de tirar o esmalte.
Vitamina A ajuda a regenerar as unhas e deixá-las mais fortes e hidratadas, coma mais mamão, tomate, cenoura, abacate e manga. Vitaminas do complexo B evitam que as unhas se quebrem com facilidade, para isso, se alimente mais com feijão, banana e sardinha. A vitamina C atua facilitando o crescimento saudável nas unhas, e ela está na laranja, limão, acerola e goiaba. Já a vitamina D precisa estar em dia para que as pontinhas dos dedos estejam saudáveis e para isso é preciso se expor ao sol e, em determinados casos, partir para a reposição com suplementos indicados pelo médico.
Se a sua unha está descamando, fique sem esmalte por três dias seguidos ou mais, para elas respirarem. Isso pode ser desde estresse até a má alimentação, problemas na tireoide ou o fato de deixarmos as mãos na água por muito tempo. O correto é procurar um médico, entretanto, existe um tratamento caseiro para solucionar e prevenir o problema. Passe a consumir mais cálcio que está no iogurte, leite, queijo, além de outro alimentos tais como espinafre, acelga e todas as verduras de folhas verdes. Evite o consumo de bebidas gasosas, mate, café, chá, etc. Porque elas atrapalham a absorção do cálcio. Use complementos de vitamina A, B e D, ou cálcio. É recomendável consumir frutas, líquidos (água e sucos) e tomate, além de outros vegetais, para prevenir que a descamação seja maior.
Creme caseiro para hidratação: uma colher de sopa de cavalinha fresca, quatro colheres de sopa de água, uma colher de chá de manteiga de cacau e uma colher de chá de lanolina. Ferva a água com a cavalinha. Em outro recipiente, misture a manteiga de cacau e a lanolina em banho-maria. Acrescente a água com cavalinha vagarosamente e misture tudo até obter uma substância cremosa. Aplique como um hidratante.

 

Isabela Teixeira da Costa

Coluna publicada no Caderno EM Cultura do Estado de Minas

Comentários