Fica em pé o dia todo?

Muita gente trabalha em pé o dia todo, principalmente no fim de ano com o aumento do movimento. Especialista fala como evitar dor e inchaço nas pernas.

Quem trabalha o dia todo em pé, sabe o quanto as pernas e os pés ficam sobrecarregados no final do expediente. Para quem tem veias dilatadas e tortuosas, as conhecidas varizes, os incômodos são ainda maiores. Enquanto o coração leva o sangue para os órgãos pelas artérias, as veias são responsáveis pelo retorno desse sangue, mas o coração sozinho não tem força suficiente para esse retorno. A musculatura da batata da perna é responsável pelo retorno do sangue pelas veias para o coração, e é chamada de bomba periférica ou coração periférico.

De acordo com o angiologista e diretor da Angiogold Clínica Estética, Carlos Eduardo Jorge, alguns hábitos adotados no dia a dia podem ajudar a aliviar os sintomas de queimação, dor e inchaço. “Para quem permanece longos períodos em pé, é importante alternar o peso do corpo entre uma perna e outra. As mulheres devem evitar o uso de saltos muito altos ou extremamente baixos. Procure calçar sapatos ou sandálias com cerca de três centímetros e que não tenham bico muito finos”, explica o médico. O especialista lembra que ficar muito tempo sentado também é prejudicial para a circulação. Quando esse for o caso, o indicado é levantar-se a cada hora e mexer as pernas por alguns minutos. “A cada uma hora de trabalho, saia da cadeira por alguns minutos para mexer as pernas.  Evite ficar com as pernas cruzadas por baixo da mesa e ao sentar- se, mantenha as pernas ligeiramente separadas e os pés no chão. Invista também em apoios para os pés que fiquem até 15 centímetros acima do chão”, ensina.

O médico Carlos Eduardo Jorge

Carlos Eduardo ensina outras dicas que podem ser adotadas: “Pratique exercícios físicos, como correr e andar de bicicleta, porque eles melhoram a circulação. Consuma menos sal, já que o sódio contribui para a retenção de líquido. Ao chegar em casa no final do dia, permita-se deitar no sofá ou na cama com as pernas para cima, na altura do coração, por pelo menos meia hora. E antes de dormir, massageie as pernas e os pés em movimentos circulares e de baixo para cima, para melhorar a circulação”, diz o profissional.  O angiologista esclarece que, se sintomas como inchaço e sensação de peso nas perdas se acentuarem, é importante procurar o médico e se informar sobre o uso de meias compressoras. “As meias colaboram para a circulação sanguínea, melhorando o retorno venoso e linfático”, afirma.

Comentários