35º edição da Colônia de Férias Diabetes Weekend
Diabetes Weekend reúne pessoas de 8 a 80 anos de idade, com inúmeras atividades para uma vida saudável em todas as áreas.
Só quem tem diabetes sabe realmente o quão delicado é viver com essa doença. A limitação alimentar, o uso de medicamentos, cuidados para não se machucar porque a cicatrização é bem complicada; e, em muitas situações, a necessidade de injetar insulina após cada refeição. Tenho uma prima que estava tomando insulina cinco ou seis vezes ao dia. Fico pensando como é doloroso se injetar tantas vezes ao dia. Certa vez ela me disse que não tinha mais espaço em seu abdome, de tão dolorido que estava. Graças a Deus seu médico mudou o tratamento e trocou por um remédio via oral, e agora ela só toma insulina uma vez ao dia. Foi uma tentativa bem-sucedida.
Infelizmente, na família do meu pai a maioria das mulheres tem diabetes 2. Depois dos 50 anos a glicose começa a subir. Quando fiz um exame de sangue, nesta idade, o resultado já veio alterado. Fiquei em pânico e foi exatamente por causa disso que fiquei interessada em fazer a cirurgia bariátrica, excelente recurso para acabar com o diabetes. Tiro e queda, minha glicose agora está na casa dos 80. Infelizmente essa minha prima já passou da idade para a cirurgia.
A diabetes é uma doença que merece uma atenção especial e para deixar mais leve os cuidados, a Metabólica Instituto de Medicina Aplicada promove a 35º edição da colônia de férias “Diabetesweekend”. O encontro é voltado para pessoas diabéticas com idades entre 8 e 80 anos. O evento acontece no Hotel Fazenda Hípica, na cidade de Atibaia, em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de agosto, e terá uma programação com inúmeras atividades para manter uma vida saudável.
A colônia de férias será acompanhada de perto por vários médicos e especialistas de diferentes áreas como, psicólogos, preparadores físicos, endocrinologistas, metabologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas, tudo para proporcionar muita interação e aprendizado aos pacientes com diabetes. “Para manter a doença controlada é fundamental um tratamento adequado, mantendo o equilíbrio em suas refeições, exercitando o corpo e usando corretamente os medicamentos”, diz o endocrinologista Levimar Rocha Araújo. Durante os três dias de encontro os participantes terão uma alimentação adequada, atividades físicas, dinâmicas, troca de conhecimento, festas e diversas tecnologias disponíveis no mercado.
O projeto, que começou em 1997, é um dos programas educacionais de diabetes mais respeitados no Brasil, e tem o intuito de orientar os participantes no tratamento da doença.
Evento: 35ª Colônia Diabetes Weekend
Local: Hotel Fazenda Hípica em Atibaia-SP
Data: 25 a 27 de agosto
Site: www.diabetes.med.br
Público-alvo: diabéticos de 8 a 80 anos de idade