Como deixar as toalhas de banho macias

Nada como se enxugar em uma toalha de banho macia, mas como manter as fibras assim?

Outro dia minha prima, Denise Boechat, que mora em Governador Valadares, me enviou um áudio perguntando como eu deixava as minhas toalhas de banho branquinhas e macias. As dela, todas de excelente marca, estavam duras e algumas, até perdendo o branco, mesmo com toda a lavação.
Lembrei na hora da viagem que fiz, em fevereiro do ano passado, à fábrica da Karsten/Trussardi, no sul do país, com um grupo de jornalistas. Todos nós fizemos a mesma pergunta para a funcionária que fez a visita conosco. E aí percebi que não cheguei a escrever sobre um tema, que pelo visto desperta interesse.
Tivemos uma explicação surpreendente. Toda toalha de banho já vem com amaciante em suas fibras, de fábrica. A cada lavagem, desde a primeira, diga-se de passagem, colocamos mais amaciante, e normalmente colocamos o máximo, na máquina, e isso gera uma “over dose” do produto. É este excesso que endurece as fibras.
É comum também que gorduras do corpo endureçam o tecido, ou o próprio exagero de sabão em pó e a água com muitos sais minerais. Então, como voltar com a maciez e com a cor? Seguem as dicas recebidas.
É aconselhável sempre lavar o produto antes do primeiro uso, porque as cerdas das toalhas vêm uma espécie de goma, impedindo a perfeita absorção da água. A melhor forma é mergulhar a toalha em um recipiente com água e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe agir por três horas para obter um tecido altamente macio.

Se a sua toalha já foi bastante usada e está “saturada” de gordura do corpo, sabão em pó e amaciante, o ideal é fazer uma lavagem profunda. Lave as toalhas com água quente ou morna (cuidado no caso de toalha colorida, pois pode desbotar a cor), e deixe de molho em duas colheres de bicarbonato de sódio ou meio copo de álcool com o sabão de sua preferência.
Para deixar a toalha macia, não use amaciante em todas as lavagens. O ideal é colocar no recipiente do amaciante, vinagre de álcool. Não se preocupe, a toalha vai sair cheirosa da máquina de lavar. Essa combinação gera um potente detergente caseiro que limpa manchas e tira a aspereza da toalha. O amaciante deverá ser usado em quantidades pequenas, esporadicamente.
Se ainda estiver na dúvida com relação às quantidades: 10 litros de água quente, um copo de vinagre de álcool e meia xícara de chá de bicarbonato de sódio. Dissolva o vinagre e o bicarbonato de sódio em um recipiente com a água quente. Coloque as toalhas e deixe de molho por 20 minutos. Logo após, deposite a água e as toalhas na máquina de lavar. Acrescente o sabão de sua preferência, lave normalmente.
Cuidado com a quantidade de sabão que está usando, um pouco já é o suficiente. Se usar demais, os resíduos podem solidificar no tecido, deixando a fibra endurecida e áspera.
A secagem é muito importante. O ideal é sacudir bem cada uma das toalhas assim que tirar da máquina de lavar e/ou da secadora. Ajuda na maciez do tecido. Depois que a toalha estiver seca, amasse-a com as mãos como faria com um pedaço de massa. Isso ajuda a amaciar o tecido.
Se tiver secadora, coloque algumas bolas de tênis limpas ou bolas amaciantes na máquina antes de fechar a porta. Conforme o ciclo de secagem seguir, as bolas pularão e golpearão suas toalhas. As fibras serão trabalhadas, amaciando áreas mais duras. Não use ferro de passar, o calor endurece as fibras.
Resumindo:
Não utilize amaciante, pois prejudica a absorção da água;
Substitua o amaciante por vinagre claro;
O calor endurece as fibras. Dessa forma, não utilize ferro de passar;
Não seque a toalha de banho no sol, pois isso endurece e desbota a peça;
Nunca guarde sua peça molhada. Assim, você evita que micro-organismos se proliferem.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários