Milão
Arquitetos e decoradores contam quais as grandes novidades de Milão.
Reconhecida mundialmente como a maior feira de design mobiliário, o Isaloni, que foi realizada no início do mês em Milão, na Itália, dita a tendência do setor. O que vai ser usado em cores, tecnologia, design e iluminação pode ser visto por lá.
O arquiteto Junior Piacesi ressalta a criatividade das instalações que encantaram os visitantes dentro e fora dos salões principais. Em espaços como escolas e fábricas abandonadas, o mobiliário moderno e requintado dava um novo uso aos ambientes, criando contrastes com o local. Em outros bairros da cidade, o que dava o tom das exposições foi uma mistura do bom gosto, simplicidade e sofisticação. “Um dos destaques é a MOOOI, que apresentou muitos insetos em suas composições e estampas nos tapetes, valorizando o natural. Uma instalação que também chamou a atenção foi a Missoni Casa, que inaugurou um novo espaço no bairro Brera e oferece ao cliente a possibilidade de levar a estampa feita na hora, como gravura”, cita.
Ainda dentro da tendência natural, as designers Linda Martins e Cris Araújo destacaram a gama de expositores que usaram o tema para compor os seus ambientes. “A natureza é uma fonte inesgotável de inspiração e nesse ano estava presente nos espaços das marcas mais importantes de design da Itália. Além da MOOOI, várias imagens de animais estamparam cadeiras (como a Embroidery Chair lançada pela Cappellini e bordada com um tigre); luminárias (como as peças da Seletti em forma de macacos e ratos) e, também, a grande utilização de prints florais em tapetes e em superfícies”, relata Linda Martins.
Junior Piacesi aponta também como destaque, os pufes New York, design do arquiteto Jean-Marie Massaud: “Eles servem como apoio para os pés, como um complemento para sofá ou um elemento independente. É versátil e possui vários modelos, podendo ser inseridos em casa ou hotéis, por exemplo. Eles são costurados à mão e muito refinados”, conta.
O arquiteto exalta ainda a apresentação da B&B Italia que apresentou novas propostas para as áreas de estar e, uma nova configuração da cozinha. “São sofás, mesas, cadeiras, camas e outras peças que foram desenhadas por inúmeros designers e que possuem em seu DNA a elegância e um toque preciso de cor. Destaque para a cozinha em PVD de bronze, com armários suspensos vazados, que permite uma maior interação da cozinha com a sala de estar ou área externa”, ressalta.
A designer de interiores Rosane Guedes, listou as principais tendências que chamaram sua atenção. “A mistura de materiais como madeira e pedra; madeira e elementos metálicos; pedras ou vidros com elementos metálicos. Destaque para as formas arredondadas dos móveis. Com relação às cores, o dourado continua em alta, assim como os tons de verde.”, revela.
Cris Araújo e Linda Martins destacam as cores: “O uso do azul índigo como destaque ou o laranja e suas variações em tons terrosos, que apareceu em vários momentos, volta forte este ano. O cinza segue em alta como o cimento queimado que vai do quarto à sala, passando pelos banheiros. O estilo escandinavo também vem como tendência em 2017”, afirmam.
A dupla aponta o recorrente uso de veludo nos estofados e mármore nas paredes e nos móveis, além da tecnologia dominando a parte de iluminação com leds e luminárias em movimento.