Exposição de objetos da 2ª Guerra Mundial

FundaçãorádioA Fundação Torino está com uma mostra de objetos raros da coleção particular de Carlos Daher, da 2ª Guerra Mundial.

Um dos mais complexos episódios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial é composta por múltiplos elementos, tanto humanos quanto materiais. Centenas de objetos dessa história de tensão e esperança poderão ser conferidos numa exposição no Centro Cultural da Fundação Torino, até 9 de junho. A mostra, resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos durante a Feira da Cultura, contém mais de 300 artefatos ligados ao conflito, pertencentes ao acervo particular do ferroviário Carlos Daher, 53 anos. A entrada é gratuita.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer objetos usados em diversas frentes de ação. “Além de viaturas e de equipamentos para os veículos em combate, tem réplicas de armas de airsoft, baionetas e facas. Tem também instrumentos óticos, como binóculos e miras, vestuários de unidades importantes durante a guerra, medalhas de diversos países, kits individuais de soldados e uma série de artefatos usados nos postos médicos”, esclarece Carlos.  Pode ser visto, ainda, um posto médico similar aos dos fronts de batalha.

A coleção de Carlos Daher – hoje, com mais de 1.6 mil itens – não nasce apenas de seus interesses pessoais, mas, do desejo de compreender a natureza das ações humanas: “Tive parentes que fugiram da Europa durante o conflito, em direção ao Brasil. Ao longo dos anos, à medida que estudava o tema, crescia minha vontade de entender por que os seres humanos são capazes de fazer certas coisas com seus semelhantes. Por que não podemos resolver as coisas com conversas?”, destaca o ferroviário, ao lembrar a dificuldade de conceber certas barbaridades do exército alemão. “Como é possível desumanizar a pessoa de que você não gosta?”, completa.

No que diz respeito aos mecanismos de comunicação do front, a exposição conta com peças preciosas ainda em funcionamento. Há três grandes grupos de rádio, usados no Pacífico, na aviação e nos campos de batalha. Foram os melhores rádios usados na guerra. Um item exposto que desperta bastante a curiosidade é um traje de voo de grande altitude, para uso em bombardeiro. “Com ele, é possível suportar temperaturas de até 54 graus abaixo de zero. A roupa é coberta com couro e revestida com pele de carneiro. Não temos notícia de outro item como este na América Latina”, conta Carlos Daher.

Segundo o diretor didático brasileiro da Fundação Torino Escola Internacional, Marcus Vinícius Leite, a ideia da exposição deste acervo de Carlos Daher surgiu em uma das visitas dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental ao Museu da FEB, do qual Carlos é um dos diretores. O tema, desenvolvido pelo grupo de estudantes para a Feira da Cultura foi ‘O Brasil na Segunda Guerra Mundial’, e o colecionador  emprestou parte de seu acervo. “Diante de objetos tão raros, não pensamos duas vezes em abrir essa mostra também para o público em geral”, conta o diretor.

 

SERVIÇO

Exposição “Objetos raros da Segunda Guerra Mundial”

Local: Centro Cultural da Fundação Torino –  Escola Internacional (R. Jornalista Djalma Andrade, 1250 – Belvedere)

Período de visitação: até 9 de junho

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Classificação Livre

Entrada gratuita

 

Comentários