Exposição de objetos da 2ª Guerra Mundial
A Fundação Torino está com uma mostra de objetos raros da coleção particular de Carlos Daher, da 2ª Guerra Mundial.
Um dos mais complexos episódios da humanidade, a Segunda Guerra Mundial é composta por múltiplos elementos, tanto humanos quanto materiais. Centenas de objetos dessa história de tensão e esperança poderão ser conferidos numa exposição no Centro Cultural da Fundação Torino, até 9 de junho. A mostra, resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos durante a Feira da Cultura, contém mais de 300 artefatos ligados ao conflito, pertencentes ao acervo particular do ferroviário Carlos Daher, 53 anos. A entrada é gratuita.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer objetos usados em diversas frentes de ação. “Além de viaturas e de equipamentos para os veículos em combate, tem réplicas de armas de airsoft, baionetas e facas. Tem também instrumentos óticos, como binóculos e miras, vestuários de unidades importantes durante a guerra, medalhas de diversos países, kits individuais de soldados e uma série de artefatos usados nos postos médicos”, esclarece Carlos. Pode ser visto, ainda, um posto médico similar aos dos fronts de batalha.
A coleção de Carlos Daher – hoje, com mais de 1.6 mil itens – não nasce apenas de seus interesses pessoais, mas, do desejo de compreender a natureza das ações humanas: “Tive parentes que fugiram da Europa durante o conflito, em direção ao Brasil. Ao longo dos anos, à medida que estudava o tema, crescia minha vontade de entender por que os seres humanos são capazes de fazer certas coisas com seus semelhantes. Por que não podemos resolver as coisas com conversas?”, destaca o ferroviário, ao lembrar a dificuldade de conceber certas barbaridades do exército alemão. “Como é possível desumanizar a pessoa de que você não gosta?”, completa.
No que diz respeito aos mecanismos de comunicação do front, a exposição conta com peças preciosas ainda em funcionamento. Há três grandes grupos de rádio, usados no Pacífico, na aviação e nos campos de batalha. Foram os melhores rádios usados na guerra. Um item exposto que desperta bastante a curiosidade é um traje de voo de grande altitude, para uso em bombardeiro. “Com ele, é possível suportar temperaturas de até 54 graus abaixo de zero. A roupa é coberta com couro e revestida com pele de carneiro. Não temos notícia de outro item como este na América Latina”, conta Carlos Daher.
Segundo o diretor didático brasileiro da Fundação Torino Escola Internacional, Marcus Vinícius Leite, a ideia da exposição deste acervo de Carlos Daher surgiu em uma das visitas dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental ao Museu da FEB, do qual Carlos é um dos diretores. O tema, desenvolvido pelo grupo de estudantes para a Feira da Cultura foi ‘O Brasil na Segunda Guerra Mundial’, e o colecionador emprestou parte de seu acervo. “Diante de objetos tão raros, não pensamos duas vezes em abrir essa mostra também para o público em geral”, conta o diretor.
SERVIÇO
Exposição “Objetos raros da Segunda Guerra Mundial”
Local: Centro Cultural da Fundação Torino – Escola Internacional (R. Jornalista Djalma Andrade, 1250 – Belvedere)
Período de visitação: até 9 de junho
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.
Classificação Livre
Entrada gratuita