Do lixo ao luxo

Foto: Priscilla Fiedler
Foto: Priscilla Fiedler

Empresa curitibana cria linha de móveis exclusiva desenvolvida com cordas ecológicas produzidas com PET.

Há mais de 50 anos, foi fundada em Curitiba a GS Fibras Naturais, uma das principais empresas brasileiras do mercado de mobiliários Premium. Já consolidada no Brasil e em outros países do mundo, entre eles os Estados Unidos, a empresa resolveu inovar e criou uma linha ecológica exclusiva, com móveis desenvolvidos artesanalmente com corda ecológica, produzidas a partir da reciclagem de garrafas PET.

Foto: Priscilla Fiedler
Foto: Priscilla Fiedler

O PET (Poli Tereftalato de Etileno) – plástico usado em garrafas descartáveis – tem a aparência frágil, é de difícil degradação e traz grandes problemas para o meio ambiente quando descartado normalmente. Porem, pode passar  por uma limpeza especial e ser reaproveitado para a criação de outros produtos. Sempre preocupada com o meio ambiente, a GS Fibras Naturais foi a primeira empresa brasileira a fabricar uma linha inteira de móveis com cordas feitas de PET, que utiliza em sua fabricação 100% de material proveniente das garrafas recicladas. Para produzir 1kg de corda PET, são retiradas da natureza 20 garrafas PET de 2 litros.

“Derivado do poliéster, o PET apresenta um alto grau de resistência, além de ter baixa elasticidade, o que o qualifica como um dos melhores materiais para utilizar na fabricação de cordas para amarração. Nossas cordas são testadas em laboratórios e possuem laudo técnico que atestam sua capacidade à ruptura, indicado qual é seu limite e garantindo um produto de qualidade para o consumidor”, explica Vitor Stival, diretor da GS.

São mais de 50 peças na coleção, entre elas um puff desenvolvido pelo designer Marcelo Rosenbaum. “Todas as peças são montadas manualmente para garantir a máxima qualidade. Além das cordas ecológicas, nossos produtos são desenvolvidos com madeiras licenciadas, tudo para garantirmos a sustentabilidade dos nossos produtos e, principalmente, para contribuirmos para um mundo melhor para todos”, completa Vitor.

Um belo exemplo de sustentabilidade que deveria ser seguido por mais empresas. Vejam alguns dos modelos nas fotos de Priscila Fiedler.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários