Dia de pizza
Este mês foi comemorado o dia da pizza, um prato italiano amado por todos os brasileiros.
A pizza foi trazida ao país pelos imigrantes italianos, o prato tornou-se muito popular a partir da década de 1950, principalmente em São Paulo – um dos redutos da colônia italiana e que reúne diversas casas especializadas, além de uma ampla variedade de sabores. Em 1985 o secretário de Turismo, Caio Luís de Carvalho, criou o Dia da Pizza para celebrar esta unanimidade.
Seguem três receitas de massa, uma com fermento biológico (a melhor em minha opinião), outra com fermento em pó e a prática pizza de frigideira. Também algumas sugestões de cobertura.
Pizza
Para a massa com fermento biológico (por Rita Lobo):
Ingredientes:
6 xícaras de chá de farinha de trigo (cerca de 740g)
2 colheres de sopa de fermento biológico seco (20g)
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
2 1/2 xícaras de chá de água morna
1/4 xícara de chá de azeite
farinha de trigo para polvilhar a bancada
azeite para untar a tigela
Modo de fazer:
Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos.
Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com duas colheres de sopa de azeite – tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.
Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara de chá de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.
Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por cinco minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por uma hora, até crescer e dobrar de volume.
Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.
Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em quatro porções. Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por três dias ou no congelador por até um mês.
OBS: se a massa estiver no congelador, deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de duas horas antes de usar; se estiver na geladeira, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.
Para a massa com fermento em pó:
Ingredientes para um disco de pizza:
1 xícara de chá de leite
1 ovo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1/2 lata de molho de tomate
Modo de fazer:
Bata no liquidificador o leite, o ovo, o sal, o açúcar, a margarina, a farinha de trigo e o fermento em pó até que a massa esteja bem homogênea. Depois, é só despejar o conteúdo em uma assadeira para pizza untada com margarina e levar ao forno preaquecido por 20 minutos.
Retire do forno, despeje o molho de tomate, coloque o recheio de sua preferência e volte ao forno para dourar.
Pizza de frigideira
Ingredientes
1 ½ xícaras de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres de sopa de margarina na temperatura ambiente
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de sal
Recheio a gosto
1 xícara de molho de tomate
Orégano e manjericão a gosto
Modo de preparo
Misture o ovo, a margarina, o sal e o fermento. Junte a farinha aos poucos até desgrudar das mãos e virar uma bola. Abra amassa bem fininha com o rolo de macarrão e corte os discos do tamanho da sua frigideira. Coloque o disco na frigideira antiaderente e mantenha tampada em fogo baixo até dourar a parte de baixo (cerca de cinco minutos). Tire do fogo, vire a massa, coloque um pouco de molho de tomate e o recheio, volte para o fogo (tampada) por cerca de três a cinco minutos, até dourar a parte de baixo e derreter o queijo do recheio. Sirva.
Sugestões de recheios:
Mussarela:
1 1/2 xícara de chá de queijo muçarela ralado grosso (cerca de 150 g)
1/2 xícara de chá de tomates grape cortados ao meio (90 g)
1/4 xícara de chá de molho de tomate caseiro para pizza
folhas de manjericão e orégano a gosto
Calabresa:
1 linguiça calabresa defumada fatiada em rodelas finas
1/2 cebola em rodelas
orégano a gosto
Portuguesa:
150g de queijo mussarela
150g de presunto
1 tomate em rodelas
1 ovo cozido picado
1 cebola picada
Azeitonas e orégano a gosto
Para a sobremesa, você pode utilizar a mesma massa com recheios doces. Deixamos aqui uma sugestão de recheio.
Recheio de morango com chocolate:
Ingredientes:
1 tablete de chocolate ao leite ou meio amargo (170gr)
1 lata de creme de leite
1 xícara de chá de morangos fatiados
1 disco de pizza grande
Modo de fazer:
Em um refratário, coloque o chocolate picado e derreta em banho-maria. Quando derreter, acrescente o creme de leite e misture até formar um creme. Espalhe o creme em um disco de pizza e leve ao forno por cerca de cinco minutos. Retire e distribua os morangos. Você pode decorar com chocolate granulado.