Consegui limpar o box do meu banheiro

Depois de inúmeras tentativas e várias dicas, finalmente consegui limpar o vidro blindex do box do meu banheiro.

Parece milagre, mas depois de um ano e meio fazendo testes finalmente consegui limpar o box de vidro blindex do meu banheiro. Nem acreditei. Quase desmaiei de emoção. Suei muito, cansei um pouco os braços, mas o esforço valeu a pena. Consegui este feito miraculoso graças a duas das inúmeras dicas que recebi dos leitores. Uni as duas e coloquei em prática.

Só para relembrar, em julho de 2016 escrevi pedindo socorro, pois tinha tentado todas as dicas encontradas na internet e nada. Até a que manda fazer a mistura de um litro de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de sabão em pó, uma colher de sopa de álcool, uma colher de sopa de vinagre. Realmente acreditei que daria certo porque bicarbonato limpa tudo, mas não adiantou nada.

Entendi que essa mistura é muito boa para box que não está com as manchas muito antigas. E mais uma vez aconselho as pessoas que têm blindex novo e limpo, que passem o impermeabilizante Nanomax, que impede que a gordura do corpo agarre no vidro. Atenção, ele não limpa, mas evita que a sujeira grude.

De lá prá cá recebi muitas sugestões:  limpa box da Uau, não funcionou. Sabonete lux branco, passado com o lado áspero da esponja comum de cozinha, com força moderada, não funcionou. Umedecer uma esponja com água fria e aplicar pasta de dente de qualquer marca (na esponja), esfregar sobre as manchas no vidro seco e enxaguar com água morna; infelizmente não funcionou. Thiner ou querosene, não deu certo.

Indicaram limpar com shampoo anti-resíduos, porém tenho que confessar que esta sugestão eu não testei. Não sabia qual era o produto, pedi o nome mas a leitora não respondeu.

Teve gente que “chutou o balde” e sugeriu largar prá lá, colocar apliques no vidro e outros deram a ideia de jatear o box. Porém, se colocamos vidro transparente foi por uma preferência, se jatearmos, o box ficará fosco e muda a concepção estética do banheiro.

Aí, relativamente há pouco tempo, o leitor Felipe me deu uma grande ideia: raspar com gilete. Pouco tempo depois, a gaúcha Maria relatou sua experiência dizendo que havia mudado de endereço e o box parecia que era pintado de branco, tal era a sujeira de resíduos de sabonete. Ela usou um produto chamado limpeza pesada, que parece um óleo com cheiro de querosene, da marca Búfalo, que em Porto Alegre custa cerca de R$ 17. Esfregou puro com esponja do lado áspero e saiu bem fácil. Depois lavou novamente com aquele produto a base de saponáceo para fogão da Veja. Ficou zérinho. Atualmente só mantém com uma mistura que deixo ao lado do vaso: água sanitária, desinfetante coala 25 gotas, um desengordurante qualquer num aplicador, e água. Ela garantiu que fica sempre brilhando.

Fui à luta. Não encontrei o produto indicado, mas comprei o Limpa Tudo da Arcbril, peguei uma espátula, uma esponja nova, Bombril e luvas. Usei o produto sem diluir, na bucha seca. Passei no vidro, esfregando com uma pressão razoável. Deixei agir e depois raspei com a espátula. Tornei a esfregar com o produto e fui enxaguando. Saiu bastante. Depois de uns dias, repeti o processo, e ficou zerado. Box brilhando. Só não fiz ainda a mistura indicada que a leitora deixa no banheiro e aplica com frequência. Ah, diariamente, após o banho passo um pano para secar o vidro e evitar que ele seque naturalmente, evitando assim as marcas de gotinhas.

Podem testar, vão se surpreender com o resultado. Agora estou feliz com meu box limpinho!

Isabela Teixeira da Costa

  • Agua Raz e qualquer detergente em uma esponja com um pouco de agua e rápido e 100% de remoção,querosene também serve ,mas nao sai 100 % apos lavagem ,tem que insistir

    • Acredito que sim, só não sei se poderá fazer a raspagem

  • Isabella, usou o Bombril embaixo da esponja? É que tipo de espátula usou? De qual material? Beijos, Adriana Simões.

    • Adriana, não usei bombril, mas pode ser usado que não arranha o box.Usei a espátula que está na foto. Tem para vender em loja de material de construção, de tinta para parede e até mesmo de pintura de telas.

    • Não sei, mas ligue para onde vc comprou o box blidex, eles devem saber indicar. Mas sei que existem no mercado outros produtos similares e vc encontra para vender até no Mercado Livre.

  • Gostei do blog e admiro a paciência em descrever todo o método para ajudar os outros. Infelizmente este artigo também me confirma aquilo que o box de vidro representa. A escravatura da limpeza. Já me conformei que não terei nunca um box lindo, pois ele só é lindo com muito esforço, ao qual não estou disposta. E honestamente, só é mesmo lindo na loja. Depois nunca mais. Adoro a minha cortina e meto na máquina regularmente para lavar. Já não sei em que parte do blog li que “as colaboradoras empurram esta tarefa com a barriga”. Não sei que tipo de colaboradora fala. Eu sou empregada de limpeza e compreendo. Porque só há uma maneira de lavar o box bem. A partir de dentro. Imaginemos uma pessoa que tem que ir para dentro do box lavar, molha os pés, molha a roupa, e depois tem que continuar o dia de trabalho, talvez sem oportunidade de mudar de roupa. E os clientes tomam os seus banhos, muitas vezes não fazem qualquer manutenção, e depois querem um serviço perfeito. (não estou a dizer que é o que se passa aqui, atenção). Perfeição não existe, cortinas não são perfeitas. Mas deixam espaço para viver em limpeza e sem ser escravo dela. O box, na minha opinião, é de facto uma das piores invenções da humanidade.

    • Fui raspando com a espátula, tirando o produto que tinha passado, como se estive tirando uma cera. Com cuidado para não arranha o vidro, mas com firmeza para tirar a sujeira

  • Sou de Barueri-SP, aqui não tem esse produto arcbril, socorro, preciso tirar essas manchas do meu box, kkkkk

  • Bom dia Isabela, consegui deixar meu vidro do box sem nenhum esbranquiçado.Foi assim, precisei comprar uma cera líquida para carros (auto brilho) para tirar uma mancha grande.Como sobrou resolvi usar no vidro.Ficou limpo novamente.Fiz assim, ia colocando no bombril seco e passava esfregando.Para tirar usei no início papel toalha e depois panos secos e sempre secos.Importante, não use água, não use pano molhado e os vidros precisam estar completamente secos. Espero que dê certo também com vocês.bj

  • Tenho em casa dois box blindex. Im consegui limpar com bombril seco, mas o box tem que estar seco para não riscar. O outro tentei bombril seco com box seco e nao adiantoi. Tentei a mistura de bicarbonato, vinagre e álcool e não adiantou. Tentei desengorgudante pesado e nao adiantou. Pasta de dente também não resolveu.
    Confesso que não sei mais o que fazer.

  • Olha, depois de tentar de tudo também, hoje fui para o básico: bombril seco (numa bucha, pra não gastar os dedos). Resultado: box limpo depois de 4 anos manchado… 🙂 O que saiu de pós de sabão não é brincadeira. E não arranha.

  • Isabela, Boa tarde! Vc pode passar os componentes desse produto que vc usa? Porque aqui não encontro essa marca . E, cada produto de limpeza pesada que encontro tem uma composição.
    Comprei um da marca Veja, mas não deu o resultado que vc menciona.
    Deve ser devido à composição.
    Se puder nos informar a composição completa do produto

    • Lidiane, infelizmente não consegui a composição do produto, porque o meu acabou e sai à cata de outro, mas também não encontrei. Socorro!!! Agoro vai começar a saga toda de novo. Estamos lascadas. Em breve darei notícias. Desculpa

  • Isabela, me identifiquei com tudo o que foi postado sobre box. O produto da Arcbril que você citou é encontrado no site “espaço do sindico bh.”

    Vou comprar e experimentar.

    • Obrigada, vou procurar lá, porque não estou achando mais

Comentários