Brincadeiras ajudam o desenvolvimento da criança

brincarPais podem fazer brincadeiras para ajudar no desenvolvimento de seus filhos.

 

As crianças de hoje, por incrível que pareça, são muito ocupadas. Além da escola normal, existe a escola de iniciação ao esporte, inglês, música e em alguns casos, psicólogo. Em casa tem que fazer o para casa, que hoje é um desafio para criança e para os pais, inclusive já fiz uma crônica sobre o assunto. Os poucos momentos livres eles gastam nos tablets com joguinhos eletrônicos e caçadas a pokemons.

Os pais participam cada vez menos do desenvolvimento e do lazer dos filhos. Psicólogos e psicopedagogos trabalham buscando aumentar essa proximidade e o crescimento de tempo entre pais e filhos, visando um melhor relacionamento familiar e um maior desenvolvimento da criança.

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Segundo a psicopedagoga e fonoaudióloga Sheila Leal, criadora do projeto Filhos brilhantes, “nas brincadeiras, as crianças se aproximam dos pais, e ambos passam a se reconhecer melhor. Isso é primordial para ajudar no desenvolvimento das crianças e ainda ajuda a identificar um possível distúrbio no tempo certo, já que quanto mais cedo forem tratados os transtornos ou dificuldades de aprendizagem, menos problemas a criança terá de enfrentar”.

Para ajudar os pais, Sheila ensina oito brincadeiras para diferentes etapas do desenvolvimento da criança, que os pais podem fazer em casa.

Até 4 meses:
Nos primeiros meses de vida, o ideal é oferecer brinquedos que fazem barulhos como chocalhos, ou até mesmo garrafinhas com grãos dentro, as crianças adoram. Mordedores também são bem importantes, pois nos primeiros meses de vida a criança conhece o mundo pela boca. O bebê está aprendendo a descobrir o mundo através dos sentidos. 

4 a 6 meses:
Nessa idade, os bebês começam a se dar conta de como podem jogar coisas no chão e movimentar objetos. O melhor são brinquedos de pano para a criança movimentar, e deixá-la rolar uma bola, por exemplo.

6 a 10 meses:
Neste período, segundo Sheila, deve-se começar a utilizar brinquedos de encaixe que emitem sons, porque as crianças já conseguem identificar formas, e já são recomendados os livros de pano ou plástico.

10 meses a 1 ano:
Nesta idade os bebês começam a ter mais noção de balanço do próprio corpo. “Comece a brincar de dançar músicas e ofereça a oportunidade de o bebê movimentar o próprio corpo, como em cavalinhos de balanço, por exemplo”, sugere Sheila.

1 a 2 anos:
Nesta fase, os pequenos já começam a poder empilhar coisas. Pode usar brinquedos específicos, ou outros da casa, como copos de plástico. “A partir de 1 ano e meio, já é interessante começar a brincar com o corpo, como uma pequena aula de ginástica, em que você pede para colocar as mãos para cima e depois para baixo”, sugere a especialista.

2 a 4 anos:
Esta é a fase em que a criança começa a desenvolver melhor o equilíbrio. Pode-se fazer um caminho dentro de casa e brincar de caminhar como um leão ou como uma tartaruga dentro e depois fora da linha, por exemplo.

4 a 6 anos:
Segundo a psicopedagoga, a partir dos quatro anos os pequenos começam a ter mais dominância sobre os números, letras e traços. O ideal é brincar de desenhar e colocar letras em grandes folhas de papel, como várias sulfites coladas.

ferias-forca-016 a 8 anos:
Nesta fase, Sheila explica que as crianças já estão aprendendo a escrever e conectar as letras e os fonemas. Brincar de forca ou ‘stop’, jogos de desenhar ou imitar animais que tenham a letra R, por exemplo.

Com estas brincadeiras, é possível identificar eventuais problemas de desenvolvimento. “As crianças têm até os 4 anos e meio a 5 anos para adquirir todos os sons da língua, incluindo os últimos que consegue aprender, como o ‘pra’ de prato e o ‘tra’ de trator”, destaca. Para estar atento aos filhos e saber o momento de procurar ajuda profissional, é preciso estar presente na brincadeira. “Desligue a TV, deixe o celular por um tempo, e dedique-se somente ao seu filho”, alerta Sheila.

Vale a dica.

Isabela Teixeira da Costa

 

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