A beleza e os efeitos do mar
Uma das boas coisas de ir a uma praia é admirar o mar.
Tem coisa mais relaxante do que sentar e ficar à toa, quieto, olhando o mar? Acho que não. Pensando bem, um boa mensagem com pedras quentes também é número relaxante, mas aí já é mais complicado, depende de muita coisa: sala, profissional competente, equipamento, música, etc. O mar é a natureza, simplesmente está lá para ser visto e aproveitado. Criação perfeita de Deus como tudo o que Ele fez.
Estou na praia. Para falar a verdade, não sou apaixonada por praia. Prefiro muito mais ir para o campo, montanhas. Para olhar, não para escalar, que fique bem claro. Mas gosto muito do mar, de ficar olhando para ele, de nadar no mar. É revigorante. Acho bom demais! Pensando bem, para mim, o grande problema de uma praia é a areia. Principalmente, quando passamos protetor solar e parece que a areia sente e é atraída como um ímã. Gruda na gente, e quando era moda usarmos óleo de bronzear? Virávamos um verdadeiro bife à milanesa. Detestava. Acho que é por isso que gosto muito de Angra dos Reis, lá passeamos de barco e nadamos pulando do barco, fora da areia. Tudo de bom.
Porém, gosto tanto de viajar e de estar com amigos queridos, que topo ir para a beira mar, com o maior prazer. E quem está na chuva é para se molhar, então, se estou em cidade de veraneio, vou à praia com a turma. Como disse na crônica de ontem, é importante ser bom companheiro de viagem, quem viaja com amigos e não aceita fazer nada em grupo, acaba atrapalhando o passeio de todos, pois as pessoas ficando incomodadas.
Esta viagem veio a calhar, foi bem depois de um evento que fizemos, e uma folga dessas é ótima para quebrar a rotina, descansar, mudar os ares. E para relaxar na frente do mar é tudo de bom. Assentar e ficar olhando a imensidão do mar, ouvindo o som das ondas é delicioso.
Há alguns anos, fizemos um cruzeiro, sempre foi o meu sonho. Que delicia. Foi das melhores viagens que fiz. Minha mãe e eu não nos cansávamos de ficar assentadas no deck do navio olhando para mar, vendo o por do sol. É lindo. Ontem, fiz a mesma coisa. Assentei na praia e fiquei admirando o mar.
De tarde, fiz um passeio de barco, e novamente assisti ao espetáculo do por do sol em Búzios. Digo espetáculo porque foi lindo. O sol se pondo, ao lado um nuvem e saindo dela, um arco-íris, e não tinha chovido. Deus tinha desenhado aquela paisagem para nós. Quem teve a sensibilidade de ver e perceber, se emocionou e muito. Nosso Deus é assim, cheio de surpresas e carinho com a gente. Cabe a nós estarmos atentos para perceber.
Isabela Teixeira da Costa