Quer sossego? Fuja de BH
O carnaval de BH pegou mesmo e quem gostava do sossego da cidade vai ter que fugir daqui.
Não sou de carnaval e por isso sempre amei Belo Horizonte no feriado de carnaval. A cidade ficava um deserto, tranquila, sem trânsito e era possível descansar. Todos brincavam que era possível sair pelado em plena Avenida Afonso Pena ou Praça da Savassi que não tinha ninguém para ver.
Aos poucos os bloquinhos do feriado momesco começaram a surgir. Tudo bem, a “bagunça” era em pontos isolados, dentro dos bairros e não atrapalhava a vida de ninguém. Quem queria folia ia para os blocos e quem queria descanso conseguia ficar numa boa.
Porém, os bloquinhos foram ganhando força, aumentando o número de participantes e também o número dos blocos. A fama se alastrou e no ano passado forma mais de 1 milhão de turistas em BH. Este ano a estimativa foi de 2.4 milhões.
No ano passado fiquei por aqui. Apesar de muitos blocos com milhares de pessoas, dava para transitar e o barulho não chegou perto da minha casa. E com certeza, perto da casa de muita gente. Tranquilos e agitados conviveram numa boa.
Mas este ano a coisa começou a desandar desde antes do carnaval. Na quarta-feira, 22, saiu o bloco Chama o Síndico, bem no horário de pico. A concentração foi às 19h, na Avenida Afonso Pena com Avenida Brasil, bem no centro de um ponto de muito movimento de trânsito. O caos se instaurou. Ninguém andava por ali e nem por áreas com bastante distância por causa do congestionamento que provocou. Segundo informações, foram 130 quilômetros de transito parado em Belo Horizonte.
Só queria entender, o que deu na cabeça das autoridades da área, para liberar o bloco neste dia, horário e local. Digo isso, porque quem mora em BH sabe como é difícil conseguir autorização para fazer qualquer evento em praça pública ou ruas da capital. É uma luta, trocentos documentos, morosidade na aprovação e muitas vezes vem a negativa. É por isso que muita gente desiste de fazer as coisas por aqui. E os grandes responsáveis são os moradores que reclamam de tudo.
Pelo visto o carnaval contagiou todo mundo. Vi no jornal Estado de Minas a relação da saída dos blocos com dias e horários, fiquei impressionada com o tamanho da relação. Pelo visto vai ter bloco até no próximo fim de semana. Acho que seremos igual Salvador, porque o carnaval começou no fim de semana passado, continuou durante a semana e não sabemos que dia vai parar. Portanto, a turma que gosta mesmo é de sossego deve fugir da cidade.
Eu fui para o sítio curtir a minha mãe, mas não sem antes enfrentar um engarrafamento enorme por causa do bloco Então, Brilha, que sai na Rua Guaicurus, às 5h30 da manhã.
Isabela Teixeira da Costa