Cuidado com os cabelos

cabeloCuidar dos cabelos nunca é demais, mas faça isso da forma correta.

Já falei aqui, diversas vezes, que os cabelos são a moldura do rosto e, para a mulher, o cabelo faz parte da autoestima. Por isso, cuidarmos desse nosso complemento é tão importante.

Os cuidados adequados para cada tipo de cabelo são fundamentais. Isto não significa gastar fortunas em produtos, absolutamente, existem inúmeras “formulas” caseiras para tudo que é necessário fazer com nossas madeixas. O que importa é que fiquem fortes e bem tratadas, é sinal de beleza e saúde.

Infelizmente, a coisa mais difícil é a mulher estar satisfeita com o cabelo que tem, e por causa dessa constante insatisfação vive atrás de todas as novidades que aparecem no mercado, sem antes saber quais os malefícios que podem trazer a longo prazo.

Há dez anos, surgiu a escova progressiva, método de alisamento, redução de volume dos cabelos e diminuição do frizz.  Literalmente fez a cabeça das brasileiras. Porém, desde 2009, a Anvisa proibiu o uso excessivo do formol, substância utilizada no procedimento para alisar os cabelos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a recomendação é de que a concentração de formal não ultrapasse 0,2%.  O problema é que muitos salões de beleza ainda insistem em usar o componente em suas fórmulas de alisamento, porque o formal é o responsável pela impermeabilização dos fios, que garante quatro meses de cabelo liso, sem preocupação.

A médica Cristiane Câmara Alves explica que o produto pode causar irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo; queda de cabelo; ardência e lacrimejamento dos olhos; alergias; dores de barriga, enjoos e até casos mais graves. ‘’O formal não deixa a oleosidade natural da raiz chegar às pontas e nem que os nutrientes necessários para a saúde capilar e a água penetrem os fios, fazendo com que o couro cabeludo sofra irritações. Além disso, ele retira toda a queratina e proteção dos fios, resultando na queda capilar’’.

Segundo a médica, o uso do formal está entre as principais causas de queda capilar. A Calvície, segundo a Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo (SBEC), já atinge 42 milhões de brasileiros entre homens e mulheres. O estresse, a hereditariedade, a genética e a testosterona, hormônio sexual masculino são algumas das causas.  ‘’Fuja de fórmulas mágicas, pois não existem’’, diz Cristiane.

Muita gente diz que usar boné ou chapéu diariamente faz os cabelos caírem. A médica garante que isso é mito. “O uso de boné ou chapéu não faz os cabelos caírem, mas pode agravar doenças como dermatite seborreica (caspa) em pessoas que os utilizam por longos períodos, diariamente. Bonés e chapéus aumentam a oleosidade do couro cabeludo, que contribui para a queda do cabelo”, explica.

A médica explica que não há necessidade de lavar os cabelos diariamente, porém a boa higienização do couro cabeludo reduz a queda de cabelos.  Manter os cabelos sujos obstrui os poros e aumenta a oleosidade do couro cabeludo. Com a lavagem, apenas os fios soltos costumam cair.

O estresse é um grande vilão e realmente ajuda na queda capilar. “Após traumas emocionais ou físicos, pós-parto, interrupção do uso de pílula ou de reposição hormonal, infecções, doenças da tireóide, deficiências nutricionais ou dietas muito restritivas, pode ocorrer uma queda intensa de cabelo, denominada eflúvio telógeno”, conta Cristiane.

Cabelo não acostuma com xampu, o que ocorre é que os produtos deixam resíduos e têm cabelos que se adaptam melhor a algumas substâncias, por isso, quando se troca de produto, os resíduos deixados pelo anterior são eliminados, melhorando o aspecto do cabelo. O uso de secador e chapinha em excesso podem causar danos térmicos aos fios do cabelo, provocando a perda de brilho e ressecando as pontas.

Existe uma queda de cabelo natural em média de 100 fios por dia, e isso não danifica o volume de cabelo da pessoa. Se for muito maior do que isso, o ideal é procurar um médico.

Dicas para evitar a queda de cabelo

  • Lavar os cabelos pelo menos duas vezes por semana. Não é necessário lavar todos os dias, a menos que tenha os cabelos muito oleosos. O ideal é lavar sempre que os cabelos estiverem sujos, e este tempo varia de pessoa para pessoa;
  • Investir numa alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, pois isto vai ajudar a fortalecer a raiz do cabelo, restringindo a sua queda;
  • Enxaguar muito bem os cabelos, retirando todo o xampu e o condicionador. Evita a oleosidade da raiz, e a queda de cabelo;
  • Desembaraçar os cabelos ainda no banho quando passar o creme ou condicionador, começando o processo pelas pontas, deixando a raiz por último;
  • Só prender os cabelos quando estiverem bem secos, do contrário a raiz pode sofrer danos, favorecendo a queda.
  • Não se estresse e pratique exercício físico com regularidade, assim a circulação sanguínea melhora e consequentemente os cabelos ficam mais fortalecidos e resistentes à queda.

Amanhã darei umas receitas caseiras para ratar dos cabelos.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários